Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

10 principais tendências de tecnologia para 2020

De uma maneira geral, teremos muitas novidades nas tendências de tecnologia para 2020. 

Será um ano voltado a novas ferramentas de coleta de dados, internet 5G, expansão da inteligência artificial, entre outras novidades.

Nesse caso, cabe às empresas estarem devidamente informadas e preparadas para novos tempos tecnológicos. Portanto, comece lendo este post até o final e confira as principais tendências para 2020 – o ano da virada de década. 

1. 5G

2020 será o ano da tecnologia 5G – pelo menos lá fora. Uma internet mais rápida, com mais dispositivos IoT, além de impulsos para o desenvolvimento de carros e cidades inteligentes são as principais características do 5G.

Enquanto lá fora algumas gigantes das telecomunicações já estão em fase de recrutamento de profissionais para que os dispositivos lançados em 2020 já tenham a tecnologia embutida, aqui no Brasil a Anatel aprovou em novembro de 2019 a liberação de faixas de frequência (mais precisamente, as faixas 2,3 GHz e 3,5 GHz) para o início da implementação por aqui. A previsão é que o 5G esteja no mercado brasileiro a partir de 2021, após a fase de licitação.

2. Analytics deverá ser prioridade nas empresas – e com o reforço da Inteligência Artificial e da Machine Learning

Com cada vez mais dados circulando nos meios digitais, as empresas definitivamente precisarão investir em análise de dados. Inclusive, especialistas acreditam que quem não se adequar poderá perder muito espaço no mercado ou até fechar as portas.

Afinal de contas, não dá mais para seguir apenas intuições para tomar decisões nos negócios. A inteligência de dados é a tecnologia que mais ajuda a identificar oportunidades, problemas e soluções. 

Nesse sentido, outra das tendências de tecnologia para 2020 é o uso de machine learning e inteligência artificial no reforço da análise de dados, garantindo mais velocidade, conforto e escala nessa análise.

3. Crescimento da edge computing

A computação de borda – edge computing – também será uma das principais tendências de tecnologia para 2020. 

Nesse tipo de sistema, a coleta e o processamento de informações são feitas próximas dos repositórios, das fontes e dos próprios consumidores dessas informações, reduzindo a latência e permitindo maior autonomia nessa borda. 

O que fará com que essa tendência aumente em 2020 é justamente o crescimento dos dispositivos IoT,  como drones, robôs, veículos autônomos e também os próprios sistemas operacionais. 

4. Blockchain mais prático

A tecnologia do blockchain promete tornar a rotina das empresas ainda mais prática a partir de 2020, mesmo que esse processo ainda leve um pouco mais de tempo para se concretizar em alguns segmentos.

Além de possibilitar uma troca mais transparente de informações nos negócios, diminuindo o tempo das transações e os custos, o rastreamento dos ativos desde a origem tornará tudo ainda mais prático.

Na verdade, esse rastreamento já existe (como no rastreio de alimentos ou para identificar recall de produtos), mas ele será incorporado em outros setores, como, por exemplo, no gerenciamento de identidades, ajudando a evitar fraudes.

Um exemplo prático são os contratos inteligentes. Eles podem ser programados com a tecnologia do blockchain, no qual cada evento pode gerar determinadas ações, como, por exemplo, a liberação automática do pagamento a um fornecedor logo após a mercadoria ser recebida pela empresa. 

5. Hiperautomação

Trata-se da combinação de várias ferramentas de machine learning, automação e software empacotado para tornar os processos mais simples. 

Na verdade, essa é uma tendência que já teve início com a tecnologia RPA (automação de processos robóticos) e agora ganha reforço com a inclusão de todas as etapas de automação – descoberta, análise, projeção, automatização, mensuração, monitoramento e reavaliação.

6. Multiexperiência de realidades 

De acordo com a previsão da Gartner, a experiência dos usuários vai aumentar significativamente a partir de 2020 até 2028. 

A chamada "multiexperiência" unirá a realidade aumentada, a realidade virtual e a realidade mista, tornando a linha entre o virtual e o real cada vez mais tênue por meio de interações e percepções multissensoriais. E o início dessa mudança já está ocorrendo por conta das plataformas de conversação que estão mudando a forma como a pessoas interagem no universo digital.

7. Pesquisa por voz

O uso da voz no mundo digital está cada vez mais forte e essa continuará sendo uma das tendências de tecnologia para 2020 e os próximos anos.

Aos poucos, sites de empresas precisam se adaptar para suportar pesquisas de voz. Segundo a Gartner, essa medida pode fazer com que as receitas aumentem 30%, principalmente em e-commerces.

Quem adotar de forma pioneira essa mudança aproveitará o início da transformação do comportamento do consumidor nessa modalidade de pesquisa, ganhando uma grande vantagem competitiva, satisfação do cliente e a maior participação no mercado.

8. Aumento da necessidade de transparência no uso de dados

Outra forte tendência de tecnologia para 2020 está em relação à transparência e a rastreabilidade dos dados. 

Em tempos de LGPD, que entrará em vigor em breve, as empresas precisam se adequar o quanto antes para proteger os dados pessoais de seus clientes, que estão cada vez mais conscientes de que suas informações são importantes e valiosas para os negócios.

Nesse sentido, a tendência é investir em ferramentas tecnológicas que ajudem na coleta transparente desses dados, bem como no armazenamento e no monitoramento do ambiente de TI, prevenindo ataques, sequestros e roubos de dados. Além disso, as empresas também precisam ajudar suas políticas internas, preservando a ética no uso de ferramentas de coleta de dados.

9. Multicloud

A multicloud é uma das fortes tendências de tecnologia para 2020 por se tratar de uma estratégia de investir em diferentes provedores de cloud computing para atender a todas as demandas da empresa. 

Nesse sentido, vale ressaltar a força que a solução PaaS (Plataforma como Serviço) terá em 2020. Cada vez mais empresas tenderão a migrar seus ambientes de desenvolvimento para a nuvem, já que esse sistema reduz custos, aumenta a segurança e fornece escalabilidade aos negócios. 

10. IoT (Internet das Coisas)

A partir de 2020, a Internet das Coisas, também conhecida como Internet de Tudo, aumentará a participação no mercado tecnológico. 

Diferentemente da IoT, no qual as máquinas se conectam entre si, na IoE as máquinas conectam-se também a processos, dados e a pessoas, deixando a comunicação entre o digital e o real ainda mais próxima. 

Nesse caso, as empresas se beneficiarão porque poderão obter informações exclusivas e sob demanda de seu público, numa extensão do Big Data

Bom, essas foram as principais tendências de tecnologia para 2020. A sua empresa está preparada para essas mudanças? O que precisa ser feito para otimizar e automatizar os processos em seu negócio?

Para te ajudar nas respostas, complemente este assunto conhecendo as 7 boas práticas para gestão da infraestrutura de TI.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar