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4 critérios para adoção da terceirização de TI

Você precisa investir e modernizar a infraestrutura de TI da empresa? Esse é um desafio que todos os negócios, mais cedo ou mais tarde, enfrentam. E a solução para todos eles é, sem dúvidas, investir na terceirização de TI.

Também chamado de outsourcing de TI, a terceirização traz muitos benefícios econômicos e também na produtividade do seu time de TI, que passa a contar com soluções e com outra equipe especializada em determinadas demandas.

Hoje vamos conversar sobre os principais critérios que você precisa levar em consideração na hora de adotar a terceirização de TI. Vamos lá?

Relembrando as vantagens da terceirização de TI

Economia financeira

Terceirizar ferramentas e também serviços rotineiros na área de TI fazem com que a empresa economize muito com custos de manutenção, compra de licenças, contratação de mais funcionários, etc.

Softwares em compliance

Estar em compliance na empresa é um dos grandes desafios enfrentados pelo setor de TI; afinal de contas, os custos com renovações de licenças em todos os softwares utilizados pela empresa faz com que alguns negócios optem pela pirataria, o que coloca em risco a segurança dos dados e a legalidade do empreendimento.

Nesse caso, quando a empresa terceiriza os softwares por meio de soluções SaaS, ela passa a pagar apenas pela mensalidade de uso deles, já que licenças e atualizações ficam por conta da contratada. 

Entenda melhor sobre compliance no setor de TI aqui. 

Foco no core business e na produtividade da equipe

Investir na terceirização de TI também proporciona duas vantagens que estão diretamente relacionadas.

Ao terceirizar tarefas rotineiras (como, por exemplo, monitoramento, manutenção e backup), a equipe de TI fica com mais tempo para focar nas tarefas mais estratégicas para o negócio crescer, fazendo com que a produtividade aumente. 

Isso é muito importante, pois sabemos que hoje em dia a tecnologia é fundamental para que as empresas se posicionem corretamente no mercado e vençam seus concorrentes. Nesse caso, exige-se que os profissionais sejam cada vez mais estratégicos e consigam trabalhar em conjunto com os demais setores para o desenvolvimento dos projetos importantes. 

Trabalho em projetos simultâneos

Outra vantagem da terceirização de TI é que ela torna a empresa mais produtiva como um todo, já que, ao mesmo tempo em que a equipe consegue focar no planejamento estratégico, outra equipe terceirizada (devidamente experiente e qualificada) consegue focar em outros projetos igualmente importantes - como a migração de dados para a nuvem, a implantação de novos sistemas, etc. 

Isso também se traduz em economia de tempo, já que vários projetos importantes fazem com que os resultados também cheguem mais rápido. Aliás, o outsourcing de TI também pode incluir serviços de consultoria e planejamento de projetos específicos, otimizando ainda mais o trabalho dos seus funcionários. 

Escalabilidade

Por fim, a terceirização de TI ajuda a empresa a crescer em escala, já que o outsourcing pode fornecer soluções flexíveis e que evitam prejuízos financeiros.

Por exemplo: já não é preciso investir em hardwares com alta capacidade de armazenamento (e, portanto, mais caro) se a empresa ainda não tem demanda suficiente de dados. Nesse caso, o cloud computing é a solução, já que o modelo IaaS fornece uma estrutura que você paga apenas pelo que realmente utilizar. Se precisar aumentar ou diminuir a estrutura, isso é feito sem burocracia a altos custos. 

4 critérios para considerar na hora de investir em outsourcing de TI

Bom, depois de ter relembrado todos os benefícios da terceirização de TI, está na hora de saber quais são os critérios para que a empresa tenha a melhor experiência possível.

Existem, pelo menos, 4 critérios a serem considerados:

1. As necessidades da empresa

Partindo do princípio de que a terceirização de TI tem o objetivo de trazer melhorias à empresa, um critério básico de adoção é saber realmente quais são as necessidades do empreendimento para essa contratação.

Na prática, separe um tempo para realizar um mapeamento na empresa para entender quais setores podem se beneficiar com a terceirização. Avalie, por exemplo:

  • quais são os tipos de demandas que a empresa solicita ao time de TI;
  • quanto tempo dura, em média, para atender a todas essas demandas;
  • se os softwares que a empresa utiliza conseguem, de fato, atender às necessidades e trazer soluções;
  • o que é preciso melhorar no setor de TI (número de colaboradores, qualificações, treinamentos, hardwares, projetos em execução, políticas internas, etc.).

Com esse levantamento feito, é possível traçar um paralelo sobre o que outra empresa (no caso, a terceirizada) pode oferecer para reduzir ou resolver essas demandas. É muito importante contratar um parceiro que tenha compatibilidade com a cultura organizacional da sua empresa, pois isso impacta diretamente nos resultados. 

2. A experiência e as referências da terceirizada

Nem é preciso dizer que esse é um critério importante, não é mesmo? Afinal de contas, diante de tantas opções no mercado, é preciso saber como avaliar a que mais atenderá a sua empresa com competência.

Nesse caso, não tem jeito: é preciso colocar a mão na massa e pesquisar bastante sobre a reputação das empresas, suas experiências, seus cases de sucesso e as referências de trabalho, a autoridade que ela construiu no mercado e quais são as ferramentas que ela disponibiliza para os clientes (dê preferência a empresas que trabalhem com soluções conhecidas pelo mercado). 

3. Verifique a infraestrutura da terceirizada

Outro critério importante para você escolher a melhor terceirização de TI é analisar como é a infraestrutura disponível oferecida por ela.

Caso seja possível, vale a pena agendar uma visita local e observar o trabalho da equipe. Verifique tanto os processos organizacionais da equipe quanto as ferramentas que ela utiliza. Isso é importante para garantir que ela conseguirá atendê-lo da melhor forma possível.

E caso não seja possível realizar a visita, não deixe de perguntar sobre a infraestrutura e a qualificação da equipe que será terceirizada.

4. Analise as políticas de atendimento e suporte

Quais são os procedimentos que a terceirizada realizar quando a contratante solicita? Quais os prazos de atendimento? Quais são os canais de atendimento para suporte e os horários de funcionamento?

Tudo isso é extremamente importante, pois um bom atendimento e suporte é, sem dúvidas, um grande diferencial que separa um serviço de qualidade de outro que pode trazer ainda mais dores de cabeça.

E então? Preparado para investir na terceirização de TI da sua empresa? O próximo passo é entrar em contato com a equipe da Indyxa para saber o que ela pode fazer pela infraestrutura de TI do seu negócio. Temos soluções personalizadas para todos os portes e tipos de negócios.

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