Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

5 benefícios da automatização dos processos na infraestrutura de TI

Não é somente os outros departamentos da empresa que podem e precisam passar por uma automatização de processos. A infraestrutura de TI também deve ser o foco dessa tarefa – aliás, um importante foco, pois a partir daí fica mais fácil otimizar os demais setores.

Mas, talvez você se pergunte: “A área de TI já não é automatizada o suficiente?”

A resposta é não – a área de TI não é totalmente automatizada em muitas empresas, mas isso pode ser facilmente revertido. 

Bom, no post de hoje separamos 5 principais benefícios da automatização do banco de dados e de toda a infraestrutura de TI. Vamos lá:

1. Os custos são reduzidos

Automatizar os processos com ferramentas e softwares faz com que os custos de manutenção da infraestrutura de TI sejam reduzidos, principalmente se você partir para a virtualização de servidores e banco de dados.

Além disso, os custos com colaboradores também são mais otimizados, pois não será mais necessário ter uma grande equipe, mas, sim, uma dinâmica e enxuta. E isso, inclusive, pode ser revertido para a contratação de profissionais de outros departamentos, como o de vendas, aumentando a margem de lucro do empreendimento. 

2. A equipe consegue focar mais nas estratégias de negócio

Não é de hoje que as previsões apontam para um departamento de TI mais especialista e menos técnico. A consultoria Gartner, por exemplo, prevê que em 2021, cerca de 40% da equipe será mais versátil e desempenhará mais funções na empresa. 

Com isso, automatizar processos na infraestrutura de TI é mais que uma necessidade, mas uma realidade que precisa ser colocada em prática para que a empresa se adapte aos novos tempos – afinal de contas, estamos na era da 4ª Revolução Industrial, não é mesmo? A automatização é a palavra-chave desses tempos.

Por exemplo: em vez de focar em realizar backups do banco de dados, a equipe passa a investir em planos de correção de falhas e aumento da segurança. Nesse caso, a equipe de TI passa a fazer parte das estratégias de negócio da empresa para gerar ainda mais valor a ela.

3. A análise das métricas é mais fácil e detalhada

Outro grande benefício da automatização da infraestrutura de TI é na geração de relatórios com base nas métricas.

Com ferramentas e softwares específicos, a equipe consegue acompanhar as estatísticas mais relevantes, e, dessa forma, auxiliar na tomada de decisão com mais assertividade para investir nos processos certos.

Quer exemplos de relatórios relevantes para o setor de TI? 

  • Número de ameaças ou vírus detectados na rede
  • Taxa de ocupação do servidor
  • Número de backups realizados

Ou seja; todos os dados importantes para a manutenção dos processos na empresa como um todo. 

4. Evita retrabalhos

Já se esqueceu de realizar a manutenção do servidor ou a renovação das licenças dos softwares? Tarefas simples e repetitivas podem, sim, ser esquecidas por conta do alto volume de trabalho no setor de TI, não é mesmo? E elas podem levar a empresa a cometer erros também. 

Então, eis outra vantagem da automatização: ela simplesmente evita retrabalhos e elimina tarefas repetitivas que um software pode muito bem fazer, evitando que haja perdas de dados, servidores fora do ar ou outras consequências por conta da falta de execuções repetitivas. 

5. A automatização é mais linear em todos os departamentos

Por fim, saiba que começar a automatização pelo banco de dados e por toda a infraestrutura de TI da empresa ajuda na automatização dos processos de todos os demais departamentos.
Aliás, isso é altamente recomendado, pois, dessa forma, a equipe mantém o controle sobre todas as ferramentas e softwares que estão sendo utilizados nos setores, evitando problemas de segurança. Além disso, a equipe consegue recomendar os melhores programas para esses setores, que estejam de acordo com as políticas de segurança da empresa. 

Mas, o que pode ser automatizado na infraestrutura de TI? 

Bom, as vantagens já foram ditas. Mas como automatizar uma infraestrutura de TI? 

Existem várias soluções e as respostas dependerão de cada modelo de negócio. Mas, basicamente, podem ser automatizados: 

  • o banco de dados;
  • os servidores;
  • o atendimento (criação de help desk e service desk);
  • o desenvolvimento (automatização de testes e updates);
  • a integração com soluções de cloud computing. 

Lembre-se: antes de automatizar a infraestrutura de TI e o banco de dados, é importante que haja um bom planejamento de cada etapa, pois isso irá alterar a rotina de todos. 
Nesse caso, temos uma dica final: você precisa contar com uma equipe especializada e que ofereça as melhores soluções de automatização de processos em seu departamento de TI – e em toda a empresa.

Clique aqui e conheça os serviços que a Indyxa tem para você. Até a próxima!