Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

5 dicas para melhorar o backup da sua empresa

O backup dos dados da empresa é uma tarefa que exige muito cuidado, atenção, planejamento e o uso das ferramentas corretas. Afinal, existem muitos riscos que podem acontecer caso não haja a devida segurança nesse procedimento.

Nesse caso, confira 5 dicas para implementar na empresa o quanto antes e melhorar a forma como o backup vem sendo feito:

1. Crie uma política de backup

Se a empresa já possui uma política de backup, está na hora de rever o que pode ser melhorado, corrigido ou renovado. Se ainda não tem, está na hora de criar uma.

Trata-se de um documento no qual se registra tudo a respeito do armazenamento de dados do empreendimento. O objetivo é deixar todo mundo a par de como realizar os procedimentos de backup, bem como evitar custos extras de corrigir falhas por desconhecimento. Tudo precisa estar registrado nesse documento, tais como:

  • Os dados que precisam de cópias bem seguras;
  • A frequência do backup (incluindo os horários);
  • Locais de armazenamento das cópias;
  • Plano de recuperação de desastres bem definido (considere investir em DRaaS);
  • Métricas de avaliação das rotinas dos backups, certificando-se que estão sendo feitas corretamente;
  • Os colaboradores responsáveis por essa tarefa (ou a empresa terceirizada que a realiza). 

2. Identifique quais são os dados mais críticos da empresa

Melhorar o backup da empresa também significa dar uma atenção especial aos dados que são mais críticos. 

Quais dados são essenciais e que não podem, de jeito nenhum, serem corrompidos ou terem seus arquivos perdidos? Separe um tempo para analisar todos eles, sejam dados financeiros, documentos jurídicos, dados pessoais dos clientes, projetos que estejam em execução (e se forem perdidos, prejudicarão bastante a imagem da empresa e crescimento dela), etc. 

Feito isso, analise quais alternativas devem ser feitas para aumentar a segurança do backup desses dados. 

3. Analise a retenção dos arquivos

Será que a metodologia de gerar cópia dos arquivos está correta? Em quais locais eles estão sendo armazenados? Esses locais são seguros?

A dica é sempre utilizar um segundo local de retenção dos arquivos – local esse que deve ser diferente do local do backup. Isso significa que colocar a cópia de um arquivo dentro da mesma máquina onde está o arquivo original não é uma boa abordagem de backup.

É por esse motivos que cada vez mais empresas estão optando pelo backup em nuvem – o qual falaremos daqui a pouco aqui no post. 

4. Realize auditorias de backups

Muitas empresas apresentam sérios problemas de backups porque simplesmente se esquecem de incluir essa tarefa em sua rotina. E essa é realmente uma tarefa que não pode ser esquecida, já que estamos falando de dados e arquivos importantes para o negócio.

Nesse caso, para melhorar o backup da sua empresa, realize testes periódicos de restore para verificar se os procedimentos estão todos corretos e os dados íntegros. Pode ser necessário contratar um especialista no assunto, pois trata-se de um processo bem minucioso e que exige muita atenção. 

5. Invista em Cloud Backup

 Por fim, uma das principais dicas para melhorar o backup da sua empresa é, sem dúvidas, migrar para a nuvem. Na prática, o backup em nuvem arquiva todos os dados em servidores virtuais, evitando que os arquivos permaneçam em servidores físicos na empresa.

Eis algumas vantagens de utilizar Cloud Backup:

  • Mais segurança: além de evitar que incidentes físicos na infraestrutura de TI prejudiquem os arquivos, o backup em nuvem armazena os dados em servidores descentralizados. Ou seja, se um deles falhar, o outro assume o lugar e tudo permanece protegido.
  • Acessibilidade e mobilidade: torna-se mais fácil acessar os arquivos de backup a partir de um dispositivo de acesso à internet, facilitando a mobilidade da equipe. E não se preocupe com a segurança: é possível estabelecer níveis de acesso para evitar uso indevido.
  • Sigilo: ao contratar um bom provedor de cloud backup, que investe em segurança, o sigilo dos dados das empresas fica protegido, já que são utilizadas tecnologias de ponta para protegê-los, como criptografia de ponta a ponto, antivírus, selos de segurança, conexões seguras (SSL), etc.
  • Automatização: outra ótima vantagem é que dá para programar o backup em nuvem de forma automática, e, ainda, em horários que não prejudiquem o expediente da empresa.  

Ficou interessado em saber mais detalhes sobre esse sistema em nuvem? Então conheça o Cloud Backup da Indyxa e saiba por que ele é a melhor solução para sua empresa. 

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar