Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

5 passos para aumentar a produtividade no setor de TI

Estar à frente de uma equipe de TI é um grande desafio. Afinal de contas, é preciso lidar com demandas internas e também externas, já que a transformação digital está presente em praticamente todas as atividades empresariais.

Nesse caso, como aumentar a produtividade no setor de TI? Quais práticas podem ser feitas para que a empresa realmente tenha resultados e uma equipe capacitada e com tempo hábil para responder às demandas da rotina?

Separamos 5 passos:

Passo 1: Crie metas mensuráveis para a equipe de TI

Muitos gerentes de TI caem no erro de estabelecerem metas inatingíveis para seus liderados – ou, ainda, metas que só poderão ser atingidas depois de um certo tempo de trabalho, e não dentro de um prazo curto.

Nesse caso, pare e avalie: quais são os objetivos da empresa como um todo? E qual é o papel do setor de TI como facilitador do cumprimento desses objetivos?

A partir dessas respostas, ficará bem mais fácil estabelecer metas individuais e em equipe. Não é à toa que, mais do que nunca, o setor de TI precisa estar dentro do planejamento estratégico de qualquer empresa. 

Bom, uma vez estabelecidas as metas, é hora de criar os mecanismos de mensuração – e aí entram as KPIs. Confira neste post 5 dicas de KPIs para o setor de TI

Passo 2: Dê (realmente) feedbacks à equipe de TI

Vamos supor que um funcionário do setor de TI tem se dedicado há semanas para concretizar um projeto – se ocorrer alguma necessidade de mudança, você, como gerente de TI, avisaria a ele apenas na hora da entrega final?

Pois muitos fazem exatamente isso. Além da diminuição da produtividade no setor de TI, a falta rotineira de feedbacks também gera outras consequências, incluindo até mesmo o desânimo da equipe em realizar um bom trabalho.

Na prática, portanto, um grande passo para aumentar a produtividade do setor de TI é este: dê feedbacks, sempre que necessário, e saiba dar o feedback. Quando ele for para corrigir alguma postura do colaborador, que seja feito em particular, sempre deixando claro o que aconteceu, quais foram as consequências e o que pode ser mudado para melhorar a situação.

Também não deixe de dar feedbacks positivos à equipe – isso também faz toda diferença e encoraja a todos para fazerem seus trabalhos da melhor maneira possível. 

Passo 3: Invista em treinamentos para aumentar a produtividade no setor de TI

É um desafio ficar atualizado no universo da tecnologia da informação, não é mesmo? Por isso mesmo é tão importante que a empresa invista constantemente em atualização e treinamento para aumentar a capacidade intelectual e produtiva de seus colaboradores.

Sejam as novas tendências da área, mudanças na legislação referente ao setor de TI ou na política interna da empresa, chegada de novos equipamentos ou novos processos operacionais, envolva toda a equipe nesse processo de conhecimento. 

Passo 4: Coloque à disposição da equipe de TI as ferramentas certas

Criar uma boa política de feedback, treinar a equipe e estabelecer metas atingíveis são ótimas maneiras de aumentar a produtividade da equipe no setor de TI – mas elas também precisam vir acompanhadas de uma boa estrutura de trabalho.

Na prática, isso não quer dizer investir em uma infraestrutura de TI cara – muito pelo contrário. Atualmente existem muitas soluções que tem um bom custo-benefício e até ajudam o setor de TI a economizar financeiramente, além, de aumentar a produtividade.

Um bom exemplo disso são as soluções de cloud computing, que garantem escalabilidade, compliance, armazenamento adequado às necessidades da empresa, além de segurança dos dados e uma série de vantagens – aliás, saiba aqui como uma gestão em cloud computing aumenta a produtividade do setor

Passo 5: Terceirize a operação de TI e foque no negócio

Investir em outsourcing de TI é um passo muito importante e estratégico para todas as empresas atualmente, já que as demandas tecnológicas vêm crescendo rapidamente.

Nesse caso, quando se terceiriza aquelas funções mais rotineiras – como manutenção dos sistemas, monitoramento do ambiente, suporte, etc. – automaticamente a produtividade do time aumenta, já que ele fica com tempo mais livre para focar em suas metas e no planejamento estratégico da empresa. 

Além disso, outra vantagem da terceirização é que diminuem os custos financeiros tendo uma equipe mais enxuta, o que proporciona mais investimentos em pontos estratégicos do setor de TI. 

Para complementar esse quinto passo de como aumentar a produtividade no setor de TI, confira 7 motivos para a sua empresa terceirizar processos e pessoas. Vale a pena ler. 

Até a próxima!

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar