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5 tendências para o outsourcing de serviços de TI

O outsourcing de serviços de TI é uma das melhores alternativas para empresas que desejam crescer com segurança e com um bom custo-benefício.

Afinal, é possível terceirizar serviços essenciais a profissionais e empresas especializadas em cada área de TI. Com uma equipe coordenada e especializada, fica bem mais fácil estar em dia com as inovações tecnológicas que farão a sua empresa ser mais competitiva no mercado.

Nesse caso, no artigo de hoje separamos 5 tendências para o outsourcing de serviços de TI para você ficar de olho.

1. Outsourcing de serviços de TI com foco na automação de processos

Não é de hoje que a automação ocupa a pauta das empresas mundo afora. Afinal, o tema tem tudo a ver com a Indústria 4.0 a qual estamos vivendo.

Na prática, essa tendência tem a ver simplesmente com o aumento da terceirização de TI voltada a automação de todos os processos manuais que podem passar pela transformação digital. Isso porque elas perceberam que trabalhar manualmente tornam os procedimentos mais caros do que se eles estivessem automáticos. 

Exemplo é a inclusão da inteligência artificial e da automação de processos robóticos (RPA)  em determinadas tarefas.

2. Menos foco no preço – e mais foco na qualidade dos serviços

Uma das principais vantagens do outsourcing de serviços de TI é que ele traz consigo o acompanhamento/monitoramento minucioso do ambiente de TI da empresa, feito por pessoal altamente capacitado e especializado, conseguindo antever situações de risco e incidentes no ambiente. 

Além disso, a equipe interna da empresa, uma vez livre da realização dessas rotinas, pode dedicar-se a outros projetos necessários à empresa. 

Por isso, uma das tendências da terceirização que já vem se observando nos negócios é o foco mais voltado à qualidade e segurança dos serviços de TI do que no custo desta terceirização.

No outsourcing, a relação entre empresa e fornecedora deve ser de extrema confiança e poder contar com uma fornecedora com experiência, boa estrutura e know how é fundamental para que, ao longo do tempo, a qualidade dos serviços gerem economia à empresa, em função da redução do número de incidentes no ambiente. 

Isso significa que uma das tendências de outsourcing de TI é a criação de uma verdadeira parceria entre os negócios, cujos riscos dos projetos também serão compartilhados – conforme explicaremos na tendência a seguir. Por isso, fique atento à escolha da sua fornecedora. 

Leia também: 4 dicas para conquistar orçamento para a área de TI.

3. Novos modelos de contrato de outsourcing de serviços de TI

Esta é uma consequência da tendência anterior. 

O foco dos contratos será a entrega de resultados, e não apenas do serviço em si. Por isso é tão importante que o fornecedor de outsourcing de TI esteja realmente capacitado e comprometido a entregar resultados que agreguem ao core business da empresa, garantindo a operação e otimizando ao máximo os recursos de TI. 

Ainda no tocante aos contratos, não podemos deixar de mencionar a importância da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), seja por parte da empresa contratante, como da fornecedora, pois a lei prevê a responsabilização compartilhada quanto à segurança dos dados.

Saiba mais: Webinar: LGPD: Por que sua empresa precisa se adequar? e Webinar Debate: O impacto da LGPD na cadeia de fornecedores das empresas.

4. Cloud sourcing

A demanda pela terceirização de serviços de nuvem aumentará nos próximos anos. Cada vez mais empresas migrarão suas infraestruturas de TI (ou parte delas) para soluções de cloud computing.

Por isso, fique de olho em fornecedores que possuem centros de dados online e equipamentos especializados para atender a essa demanda crescente. Além disso, também escolha empresas que possuem serviços de segurança integrados, como o monitoramento 24 x 7 x 365.

Saiba mais: Como a edge computing complementa a cloud computing. 

5. Outsourcings especializados

Outra forte tendência é a terceirização de TI com empresas especializadas em determinados serviços. Ou seja: como a equipe do setor interno não conseguirá atender à demanda crescente, as empresas precisarão recorrer a fornecedores que atuem em seus problemas específicos.

Uma dica: em vez de terceirizar cada serviço com um fornecedor específico, considere contratar empresas que trabalhem com variadas especialidades e sejam capazes de atender a diversas demandas. Aliás, fornecedores assim já vem se destacando no mercado, já que entregam mais serviços em um só contrato. 

Bom, no artigo de hoje você conheceu algumas das principais tendências de outsourcing de serviços de TI. Fique de olho em fornecedores que garantem a entrega de serviços de qualidade e com resultados, que ofereçam serviços em nuvem e estejam em compliance com a LGPD.

O próximo passo é saber quando a sua empresa precisa realmente investir em outsourcing de TI

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