Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

6 benefícios da virtualização e hiperconvergência para seu negócio

Lembra quando o máximo da tecnologia era montar uma estrutura de data center com componentes de hardware e software dos melhores fabricantes? Hoje essa verdadeira bagunça, que transformava a arquitetura de TI em heterogeneidade incompreensível, praticamente já foi extinta desde a virtualização.

O conceito, que provou ser muito mais do que moda, ganha ainda mais força com a hiperconvergência, reduzindo seu custo e complexidade. Mas não custa nada lembrar como a virtualização mudou os setores de TI e como a hiperconvergência está impactando positivamente esse processo.

Acompanhando a evolução

Se no início eram as estruturas físicas, a virtualização tirou a TI de um círculo vicioso – e dispendioso – de substituição de desktops e laptops a cada biênio, atualizações, manutenções e perda de dados no endpoint. Sem disco rígido, a virtualização em nuvem passou a oferecer flexibilidade, mobilidade e muito mais economia.

Veio então a convergência, baseada na virtualização, reunindo segurança, tecnologia, servidores e roteadores. Os custos de implementação caíram, mas servidor e armazenamento se mantiveram separados fisicamente.

Então fez-se a hiperconvergência, integrando as vantagens do armazenamento em nuvem com um solução homogênea, sistêmica e de alta confiabilidade em data centers.
O sistema único, controlado por software, tem gerenciamento de infraestrutura muito mais simples e todos os recursos facilmente visualizados pelo administrador. A hiperconvergência agrega:

  • Dispositivos de armazenamento de dados;
  • Sistema de segurança da informação;
  • Elementos de computação;
  • Software de virtualização;
  • Soluções de rede;
  • Hardwares.

Virtualização e hiperconvergência são vantagens estratégicas de empresas que buscam competitividade no mercado. Conheça pelo menos 6 desses benefícios:

Muito mais agilidade nos processos

Imagine ter toda a tecnologia implantada em minutos, transformando todo a TI da sua empresa em um simples apertar de botão. A hiperconvergência torna isso possível graças à inexistência de integradores externos, já que tudo chega pré-instalado e pré-configurado. Além de agilizar os serviços, o armazenamento também é reduzido, assim como os requisitos IOPS e a largura de banda.

Backup otimizado e fácil recuperação de desastres

A virtualização elimina a necessidade de ferramentas diferenciadas para backup, imagem do sistema operacional e atualização de drivers e patches cada vez que um servidor físico apresenta problemas.

Além disso, as máquinas virtuais são protegidas por Hight Avaliability, que faz com que a máquina seja imediatamente conectada a outro servidor em caso de falha no original, recuperando o sistema em poucos minutos.

Essa internalização de backup e recuperação de desastres faz com que os dados fiquem muito mais protegido no ambiente hiperconvergente do que em uma infraestrutura com adições terceirizadas.

Gerenciamento mais simples dos contratos em TI

A hiperconvergência simplifica o ambiente operativo em um design de fácil compreensão e administração. Assim, a empresa ganha competitividade global com o gerenciamento mais simples dos contratos de TI e ainda reduz custos com a manutenção.

Escalabilidade e melhor desempenho

A hiperconvergência é altamente escalável, uma vez que sua infraestrutura é baseada em elementos de desenvolvimento. Dessa forma, basta adicionar unidades para que a TI expanda suas capacidades.

Por outro lado, a virtualização possibilita o provisionamento de um servidor em minutos — ao invés do longo processo tradicional de compra, entrega, instalação, energização etc, que pode levar dias.

Ao acompanhar o rápido crescimento dos negócios, o ambiente virtual hiperconvergente gera maior eficiência do gerenciamento da TI reduzindo tempo e custos com pessoal e mantendo o foco nos resultados.

Automação de tarefas da TI

Para agilizar ainda mais os negócios, a virtualização permite automatizar algumas tarefas da TI com em implementações mais avançadas. Confira alguma delas:

  • Migração das máquinas virtuais de acordo com acordo coma necessidade de memória e processamento;
  • Contabilização de recursos por departamento, permitindo à TI a indicação de custos por área de negócios
  • Determinar a exclusão de uma máquina teste após 30 dias sem uso;
  • Criar portal self-service para usuários avançados.

Redução do espaço físico e TI sustentável

A virtualização permite que um mesmo servidor seja utilizado por mais de um sistema. Mesmo o custo para aquisição de um servidor com maior memória e capacidade de armazenamento para a inclusão de diversos sistemas é bem mais acessível do que o de um servidor para cada sistema.

Por outro lado, a virtualização é perfeita para quem quer investir na sustentabilidade da empresa. Há menos consumo de energia e menos servidores para descarte. Além disso, é possível desligar os hosts durante períodos ociosos ou de menos demanda, como feriados e finais de semana e há menos necessidade de refrigeração do ambiente.
Se a sua empresa busca alternativas sustentáveis, redução de custos, mais segurança para seus endpoints, mais agilidade nos processos e escalabilidade, virtualização e hiperconvergência podem ser a solução.

Ficou curioso, quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua pergunta aqui nos comentários e continue acompanhando nossos posts!