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7 dicas para ganhar produtividade na TI

A área de TI das empresas vem ganhando cada vez mais responsabilidades e demandas. Afinal de contas, praticamente todos os processos estão ligados e interligados a ferramentas tecnológicas.

Nesse sentido, como a equipe – nem sempre numerosa – pode dar conta de todas as tarefas diárias?

Separamos algumas dicas importantes para que você, gestor, coloque em prática ainda hoje em seu setor de TI.

1. Retire distrações no ambiente de trabalho da equipe

Chega a ser uma ironia, mas, atualmente, a maior distração dos colaboradores de TI é o uso da própria tecnologia no ambiente de trabalho. Internet, jogos de celular, redes sociais, mensagens de texto. São muitas coisas competindo pela atenção das pessoas.

Nesse caso, o que fazer? Retirar as distrações não quer dizer confiscar os aparelhos pessoais da equipe no ambiente de trabalho, mas, sim, delimitar o uso.

Combine com a sua equipe os horários de pausa, onde eles poderão chegar seus aparelhos pessoais e engaje ao máximo o time a focar nas tarefas. Aliás, talvez seja possível até combinar certas recompensas para colaboradores que conseguem finalizar seus trabalhos com mais eficiência – como, por exemplo, serem liberados mais cedo em determinado dia. 

2. Invista em ferramentas que otimizem processos

Outra dica para a equipe de TI ganhar produtividade é preparar o próprio ambiente de trabalho.

Nesse caso, vale a pena a empresa investir em recursos que tornam algumas tarefas mais automáticas e rápidas. Um simples hardware obsoleto ou um software inapropriado para o trabalho da equipe podem gerar muitos atrasos e falhas, o que certamente compromete a produtividade e os resultados. 

3. Não se esqueça do feedback

Para aumentar a produtividade na TI, a comunicação interna deve ser eficiente. E um desses requisitos é desenvolver uma cultura de feedback com a equipe.

O feedback é essencial para orientar a equipe de forma construtiva, ou seja, o colaborador passa a saber como está o seu trabalho, se a empresa está satisfeita e o que pode ser melhorado. 

Além disso, o feedback também permite que o gestor também ouça o lado do colaborador. Certos problemas com a produtividade, por exemplo, podem estar relacionados a questões pessoais (como uma doença na família, problemas financeiros, etc.). É importante nessas horas a empresa ter empatia pelo membro do seu time. 

4. Estipule metas para a equipe de TI

De acordo com os objetivos da empresa de forma geral, é possível criar metas para a equipe de TI de forma assertiva. 

Isso quer dizer que é preciso estabelecer metas que realmente sejam passíveis de serem cumpridas no tempo estipulado. Dessa maneira, com poucas – mas importantes – metas, a produtividade do time aumenta, bem como o engajamento entre os colaboradores.

É aí que também entra outra necessidade de todo gestor: saber delegar tarefas. Portanto, quando cada colaborador sabe aonde precisa chegar e tendo as ferramentas em mãos, delegue a ele a responsabilidade pelo cumprimento de suas tarefas. Isso ajuda a despertar o sentimento de equipe e de pertencimento à empresa. 

5. Utilize KPIs para mensurar os resultados da equipe

Nada melhor do que utilizar indicadores-chave de performance para medir os resultados da equipe, ajudando os níveis de produtividade pelo caminho.

E o motivo é simples: os KPIs são indicadores realmente eficientes e que trazem dados concretos sobre o desempenho da equipe. Nesse caso, o gestor passa a tomar decisões baseadas em fatos, e não em achismos.

Confira neste post aqui alguns exemplos de KPIs para o setor de TI. 

6. Realize treinamentos periódicos

Por mais que a sua equipe seja composta de pessoas especializadas na área de TI, o treinamento é essencial, já que a cada dia existem novos processos e ferramentas disponíveis.

Os treinamentos e workshops são importantes porque nem sempre o colaborador consegue se manter atualizado, e, quando surgem ferramentas que o ajudam a ser mais produtivo, ele não consegue acompanhar. 

Ao mesmo tempo, essa reciclagem é importante também para o próprio gestor, já que ele pode se inteirar das novidades e planejar mudanças de estratégias e tecnologias a tempo. 

7. Terceirize

A última dica para aumentar a produtividade na TI é fundamental: terceirize processos. Já falamos neste post aqui sobre as vantagens para a empresa, mas não custa relembrar.

Quando você terceiriza aquelas tarefas mais manuais e rotineiras – como o monitoramento do ambiente de TI, o planejamento de projetos, backup, governança de TI, etc. – acaba também influenciando no desempenho da equipe interna, que passa a ter mais tempo para focar em suas metas que trarão, de fato, os resultados que a empresa precisa alcançar.

Nesse caso, conheça os pontos de atenção ao adotar a terceirização de TI e o que pode ser terceirizado. 

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