Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

As principais certificações para profissionais de TI

O profissional de TI tem um desafio em toda sua trajetória no mercado de trabalho: estar atualizado em um segmento que muda a cada instante.

Por isso, existem diversas certificações de TI que são verdadeiros diferenciais no currículo, já que elas comprovam capacidades técnicas específicas que certos cargos exigem. 

Nesse caso, existe uma quantidade grande de certificações que os profissionais de TI podem escolher – e esse número tende a aumentar sempre que a tecnologia avança. Portanto, no post de hoje separamos as certificações mais requisitadas pelo mercado para te ajudar na escolha.

Certificação ITIL 

O que é: a certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma das mais populares da área e trata-se de uma biblioteca de dados com as boas práticas de gerenciamento de TI. 

Para quem é indicada: para profissionais de TI que querem desenvolver habilidades de planejamento, entrega e suporte ao departamento de TI, já que é uma certificação que foca no gerenciamento. Com a certificação ITIL (que é subdividida em outras certificações), o profissional consegue focar em uma gestão que reduz custos, aumenta a produtividade e também a satisfação dos clientes.

Site oficial: a PeopleCert é a instituição autorizada a oferecer a certificação ITIL, sendo os direitos pertencentes a Axelos desde 2013.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

O que é: essa certificação especializa o profissional de TI para desenvolver aplicativos que funcionam em bancos de dados SQL.

Para quem é indicada: desenvolvedores que querem se especializar para trabalhar com o Oracle SQL, já que as soluções da Oracle são uma das mais utilizadas pelas empresas, principalmente o Oracle Database. Existem 4 categorias de certificação Oracle, mas, obrigatoriamente, é preciso antes tirar a certificação Oracle PL/SQL Developer Certified Associate. 

Site oficial: https://education.oracle.com.

Certificação CISSP

O que é: CISSP significa Certified Information Systems Security Professional e trata-se de uma das certificações de segurança da informação mais solicitadas do mercado de TI, reconhecida no mundo todo.

Para quem é indicada: profissionais de TI de vários níveis de senioridade que desejam aprimorar os conhecimentos no combate a ataques cibernéticos, segurança de rede, testes, operações de segurança e o monitoramento do ambiente de TI em todos os níveis – desde a computação em nuvem até o desenvolvimento de software e aplicativos. A prova pode ser feita em português.

Site oficial: https://www.isc2.org/

Certificação PMP

O que é: esta certificação – Project Management Professional – não é específica da área de TI, mas vem sendo muito requisitada para se construir uma carreira na liderança de projetos da área.

Para quem é indicada: para profissionais que querem se tornar gerentes de projetos de TI, sendo reconhecida mundialmente e ideal para quem já ocupa cargos, como Product Managers, SCRUM Masters, entre outros. Para fazer a prova, é preciso ser graduado e ter o mínimo de 3 anos de experiência no gerenciamento de projetos, além de outras 4500 horas de direção e liderança de projetos e mais 35 horas de treinamento em gerenciamento de projetos. Quem não tem diploma de graduação também pode tirar a certificação, mas será necessário comprovar mais horas práticas. 

Site oficial: https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx

Certificação MCSD

O que é: trata-se da Microsoft Certified Solutions Developer, desenvolvida pela Microsoft, para habilitar profissionais de TI que precisam desenvolver aplicações web no ambiente Windows.

Para quem é indicada: para profissionais de TI que querem se tornar desenvolvedores ou administradores web. A certificação vale por dois anos e a prova é dividida em três fases: programação em HTML5 (com JavaScript e CSS3); desenvolvimento de aplicações web ASP.NET; e desenvolvimento em serviços web e Windows Azure.

Site oficial: página da própria Microsoft

Certificação CGEIT

O que é: a Certified in the Governance of Enterprise IT tem o foco em habilitar o profissional para atuar com governança de TI nas empresas, que é uma área responsável para conferir se os processos de TI estão plenamente alinhados com o planejamento estratégico da empresa. 

Para quem é indicada: profissionais de TI que tenham funções de gerenciamento ou consultoria ligadas à governança de TI. Nesse caso, diretores, consultores, gerentes, executivos e profissionais de governança podem aplicar para a certificação, já que é preciso comprovar experiência na área para fazer a prova. 

Site oficial: http://www.isaca.org/Certification/CGEIT-Certified-in-the-Governance-of-Enterprise-IT/Pages/How-to-Become-Certified.aspx 

Certificação VMware VCP

O que é: a Certificação VMware VCP domina o espaço do mercado de virtualização, e atualmente oferece diversas certificações, entre elas associate, professional, advanced professional, e os níveis de especialista no programa VMware, dividido entre nuvem, virtualização de centro de dados, computação de usuário final (anteriormente chamado de virtualização de desktop) e virtualização de rede.

Para quem é indicada: profissionais que tenham funções de infraestrutura de TI, visto que com esta certificação o profissional fica apto a fazer melhorias na performance de data centers e compreende vários tipos de infraestrutura em nuvem.

Site oficial: https://www.vmware.com/education-services/certification.html

Certificação RHCE

O que é: a Certificação Red Hat Certified Architect é voltada para o sistema operacional open source na plataforma Linux. Ele é a base que permite você escalar aplicações atuais e implantar novas tecnologias em ambientes bare-metal, virtuais, em containers e em todos os tipos de cloud. Para receber esta certificação é preciso ser aprovado em uma prova prática que dura três horas e meia.

Para quem é indicada: profissionais de TI que tenham funções de infraestrutura de TI. Ela garante que você seja habilitado para configurar os serviços de rede e sistemas que rodam o Red Hat Enterprise Linux. Essa certificação foi eleita a melhor do mercado de TI pela CertCities.com

Site oficial: https://www.redhat.com/pt-br/services/certification/rhce

Certificação CCNA

O que é: A Cisco Certified Network Associate é uma certificação do fabricante Cisco, o qual tem como objetivo validar a capacidade do candidato para instalar, configurar, operar e solucionar problemas em redes de tamanho médio compostas por Roteadores e Switches, incluindo a implementação e verificação de conexões para sites ou unidades remotas conectadas via uma rede WAN.

Para quem é indicada: profissionais de TI que tenham funções de infraestrutura de TI. Sendo uma certificação base e pré-requisito para muitas certificações de nível Associate e Professional. As certificações de associado e profissional são válidas por três anos.

Site oficial: https://www.cisco.com/go/certifications

Agora responda: quais destas certificações de TI você tem ou pretende ter? Aproveite e confira os principais eventos nacionais que todo profissional da área precisa participar.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar