Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Banco de dados: Como aumentar sua performance?

Levando-se em consideração que o banco de dados é uma peça mais que fundamental para todas as empresas, por mais que ele já tenha uma boa performance, sempre há mais a ser feito para garantir o pleno funcionamento da infraestrutura de TI.

Afinal de contas, é no banco de dados que os gestores extraem informações importantes e decisivas para o andamento da empresa, garantindo o valor do negócio e todos os dados necessários para a tomada de decisões.

Mas como aumentar a performance e, ao mesmo tempo, manter a produtividade e a segurança dos dados? Eis algumas dicas práticas:

1. Fique atento à estrutura do banco de dados

Esta é a primeira preocupação que você deve ter em mente como gestor de TI. Afinal de contas, a estrutura do banco de dados diz respeito ao gerenciamento deles e de todas as informações da empresa.

Você pode começar planejando ações que organizem os dados, mantendo a segurança e a performance. Mesmo que ele já esteja estruturado, implemente ações e
reformulações que otimizem processos e ataquem gargalos.

Comece definindo a necessidade de mudança com base no tipo de informação que o empreendimento trabalha (se ele condiz mais com um banco relacional ou um banco de dados não relacional) e finalize com as ferramentas mais adequadas a essanova estrutura.

2. Fique de olho no hardware

Em alguns casos, a performance do banco de dados está comprometida por conta do próprio hardware, que não permite mais uma escalabilidade ou otimização.
Nesse caso, verifique todos os tipos de SGBDs existentes no mercado e faça uma comparação dentro do orçamento da empresa. Nesse sentido, soluções de cloud computing podem ser as melhores escolhas.

3. Analise o comportamento do banco de dados junto com ERP  

Outra maneira de aumentar a performance do banco de dados é analisando o seu comportamento junto com ERP. Dessa forma, consegue-se definir ou ajustar os parâmetros do banco de dados para melhorar a performance.

Para sistemas Tasy e Senior, por exemplo, aqui na Indyxa já temos tudo mapeado.  

4. Em banco de dados Oracle, utilize advisors para um correto diagnóstico

Se a empresa trabalha com a plataforma Oracle, os advisors são ferramentas muito importantes para oferecerem orientações bem específicas sobre o gerenciamento do banco de dados, incluindo sua performance.

Na prática, o SQL Tuning Advisor promove um diagnóstico com visibilidade total do que está ocorrendo na base de dados de forma gráfica bem simples de ser entendida. Ele analisa problemas baseados em instruções SQL individuais e faz recomendações para melhorar a performance do banco de dados.

No Banco de Dados Oracle 11g, o SQL Tuning Advisor é automático e pode ser configurado para ser executado dessa maneira durante os intervalos de manutenção do sistema – ele pode ser executado, portanto, como uma tarefa de manutenção. Então durante cada execução, o advisor vai selecionando consultas SQL de alta carga, gerando recomendações de ajustes.


 
Gostou das dicas? Então aproveite e saiba como uma gestão em cloud aumenta a produtividade (e a performance) da sua infraestrutura de TI. Até a próxima!