Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Banco de Dados na Nuvem: quais são os benefícios?

Quem diria que hoje não precisamos mais de disquetes para armazenar dados, não é mesmo? O chamado banco de dados na nuvem é, certamente, um dos maiores avanços da era digital.

Afinal de contas, essa ferramenta tem garantido que todas as empresas tenham vantagens competitivas, espaços de trabalho mais otimizados e custos reduzidos em seus ambientes de TI.

Bom, mas você sabe exatamente quais são as vantagens em se armazenar os dados da sua empresa em um ambiente virtual? É o que você vai conferir agora:

1. Segurança dos dados

A principal vantagem do banco de dados na nuvem para a empresa é a segurança deles. Antes da transferência para a nuvem, qualquer backup será criptografado e compactado na origem, garantindo mais segurança e menor custo.

Além disso, a proteção de dados é reforçada com a incorporação do espelhamento tridimensional, garantindo a disponibilidade total, além do recurso de autocorreção, para controlar a degradação dos dados.

2. Flexibilidade operacional

A flexibilidade que a computação em nuvem oferece também é um ponto forte, pois os sistemas de cloud computing têm a capacidade de se adaptar à demanda da empresa de uma forma bem rápida e eficaz.

Outra vantagem relacionada à flexibilidade são as novas ferramentas e módulos do sistema que podem ser testados com uma simples habilitação no servidor na nuvem. Em alguns minutos, uma nova área da empresa começa a ser migrada para ela ou um grupo de usuários testa uma solução diferente da atual.  

3. Gestão simplificada

Com a Cloud, é possível alterar a infraestrutura de tecnologia com facilidade, permitindo que os responsáveis gastem mais tempo trabalhando em atividades mais estratégicas para a empresa do que em questões puramente operacionais.

Isso faz com que você utilize melhor sua equipe, reduza o tempo de execução de trabalhos e aumente a produtividade, otimizando e simplificando os processos de gestão.

4. Redução de custos

Reduzir custos é uma etapa fundamental para que seu negócio possa driblar a crise. Então, abrir mão da maneira convencional de armazenar dados significa deixar de investir pesado em hardwares de última geração e licenças de softwares.

Isso acontece porque, ao optar por migrar para a nuvem, você passa a pagar apenas pelo que foi utilizado pela empresa. E do mesmo modo, dependendo da sua demanda, também é possível tanto reduzir quanto dobrar ou triplicar a estrutura disponível em armazenamento e processamento de dados com um pequeno investimento. 

5. Continuidade de um bom atendimento

Essa vantagem está relacionada a escolha de um bom fornecedor deste serviço. É importante que o banco de dados na nuvem esteja sendo gerenciado por uma empresa terceirizada, especialista no assunto.

Ou seja, a contratante realiza o monitoramento dos serviços 24x7, administrando vulnerabilidades, tempo de uso e muito mais. Tudo isso por meio de uma interface única, controlada pelo fornecedor e pelo próprio cliente. Então, leve sempre em consideração uma empresa que fornece um bom suporte técnico e de atendimento.

Quer saber mais sobre os benefícios da gestão de um banco de dados na nuvem para a sua empresa? Então, clique aqui para conhecer as nossas soluções e descobrir tudo que podemos fazer pelo sucesso do seu negócio. Até a próxima!