Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Banco de dados Oracle: diferença entre versões Standard e Enterprise

Neste artigo vamos esclarecer uma dúvida comum entre quem pretende investir no banco de dados Oracle: afinal, qual é a diferença entre as versões Standard e Enterprise? Como saber qual delas é a melhor opção para gerenciar os dados do meu negócio?

Sabemos que o Oracle é um dos bancos de dados (SGBDs) mais utilizados pelas empresas. Afinal, ele possui muitas características e funcionalidades que tornam os produtos robustos, seguros e confiáveis – sem falar na alta flexibilidade e nos recursos que otimizam a performance. 

E por falar em flexibilidade, o banco de dados Oracle pode ser implementado de várias maneiras:

  • na nuvem, por meio de um modelo de assinatura;
  • no data center da empresa, com a aquisição de licenças de uso perpétuas com taxas anuais de suporte (você também pode transferir essa licença para a nuvem, gerando descontos);
  • em máquinas da nuvem Oracle, que são colocadas fisicamente no interior do data center da empresa, cujo modelo de cobrança é por assinatura.

Portanto, agora vamos entender melhor as principais características e diferenças entre as duas versões do banco de dados Oracle. 

Leia também: Tendências para cloud computing em 2020. 

Banco de dados Oracle: versão Standard

A versão Standard do banco de dados Oracle é uma solução mais simples se comparada com a Enterprise. Ela é muito utilizada por empresas de pequeno e médio porte. 

A sua mais recente atualização – Oracle Database 19c Standard Edition – está disponível nas plataformas Windows, Linux, AIX, HP/UX, Solaris e também no Oracle Cloud.

A versão Standard do banco de dados Oracle possui um limite de hardware de até 2 processadores físicos e um limite de software de 8 threads simultâneas por instância. 

Eis algumas vantagens da versão Standard:

  • Defense-in-depth Database Security: funcionalidade que aborda ameaças que estejam evoluindo, bem como a regulamentações de privacidade de dados.
  • Otimização automática de dados: recurso de gerenciamento eficiente dos dados, melhorando o desempenho e diminuindo os custos de armazenamento.
  • Altos níveis de consolidação na nuvem: não existe a necessidade de alterar aplicativos já existentes.
  • Proteção contra falhas: sejam falhas de sites, falhas humanas, de servidor e redução do tempo de inatividade planejado. 
  • Sequência de eventos escalável: recursos melhorados de big data.
  • Gerenciamento de backup. 

Na atualização 19c, entram dois recursos importantes, tais como a instalação opcional para o repositório de gerenciamento de infraestrutura de grade, além do suporte à automação de scripts raiz para instalar o banco de dados Oracle. 

Claro que cada versão do banco de dados deve ser homologada pelo fabricante do ERP (aplicação) , como por exemplo a versão 19c.

Importante: se a sua empresa utiliza as versões anteriores do Oracle Database Standard, saiba que a atualização 19c não suporta mais o Real Application Clusters (RAC).

Saiba mais: Como prevenir a perda de dados na empresa usando DLP. 

Banco de dados Oracle: versão Enterprise

O banco de dados Oracle Enterprise é uma solução top de linha das versões. Por ter uma gama de opções mais avançadas de segurança e disponibilidade, é uma escolha de empresas que possuem negócios críticos e dinâmicos. 

Na versão Enterprise, é possível ter um gerenciamento único para todos os ativos do centro de dados e também da nuvem. 

Ou seja, você consegue gerenciar todas as implantações do Oracle (e do não-Oracle) de um único ambiente – isso inclui o gerenciamento do data center da empresa, da nuvem, além de outros ativos de hardware e software, incluindo sistemas de engenharia e middleware. Tudo isso gera maior visibilidade dos dados e uma análise mais inteligente. 

Eis alguns exemplos de recursos do banco de dados Oracle Enterprise:

  • Identificação de riscos de segurança;
  • Simplificação e automatização de tarefas do DBA;
  • Verificação de Patchs de atualização;
  • Monitoramento dos componentes de bancos de dados, servidores e aplicações;
  • Geração de relatórios de disponibilidade e performance;
  • Gerenciamento de backups.

Saiba mais: LGPD: Qual é a função do Encarregado pelo tratamento de dados pessoais na empresa?

Importante: Cada recurso disponibilizado na versão Enterprise é preciso verificar se precisar pagar o licenciamento a parte (cost extra).

Qual é a melhor versão de banco de dados Oracle para minha empresa?

Não existe uma versão boa ou ruim em relação ao banco de dados Oracle. Existe a versão ideal para o seu negócio e que atenderá suas necessidades – e isso dependerá de uma série de fatores, tais como:

  • quantidade de hardware e software;
  • recursos de otimização do gerenciamento;
  • demandas de segurança dos dados;
  • suportes.

A versão Standard, como dissemos, é mais simples que a Enterprise. Ainda assim, ela não deixa de ser uma excelente opção se a sua empresa tiver um nível menor de complexidade. Por isso ela vem sendo uma escolha de pequenos e médios negócios. Além disso, à medida que a demanda cresce – inclusive a demanda por mais segurança dos dados –, é possível fazer a migração segura para a versão Enterprise.

Em todos os casos, é preciso ficar atento, já que o licenciamento do banco de dados Oracle precisa ser feito corretamente e cada um deles possui suas regras. 

Por isso, o ideal é que você converse com um especialista no assunto para que ele te oriente quanto à escolher o melhor banco de dados para o seu caso, bem como explique quais são os termos de licenciamento para o uso do banco de dados Oracle.

Neste caso, recomendamos que você converse agora mesmo com a equipe da Indyxa. Nós podemos ajudar você com todos os procedimentos de escolha, migração e implementação do seu banco de dados Oracle.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar