Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Cloud sourcing: o que é e por que investir?

Atendendo a pedidos após publicarmos um post mostrando 5 tendências de outsourcing de serviços de TI, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é cloud sourcing, que é uma dessas tendências. 

Em tempos de abundância ou de crise econômica, os serviços terceirizados são sempre boas alternativas, principalmente quando não necessitam da instalação de equipamentos no ambiente corporativo. 

Então, se você precisa realizar adaptações, ou, ainda, crescer o seu negócio com uma escalabilidade sustentável, entenda como a cloud sourcing pode ser uma grande aliada nesse processo. 

O que é cloud sourcing?

Cloud sourcing é um serviço de terceirização da computação em nuvem. Ou seja, você contrata uma empresa para atendê-la em soluções e serviços ligados à cloud computing.

Na prática, é possível que a empresa terceirize desde o planejamento e a implantação dos serviços em nuvem (como a migração dos dados para cloud, por exemplo), até a manutenção, o controle e o monitoramento das soluções. 

Por meio do cloud sourcing, as empresas podem obter praticamente todos os requisitos de TI funcionando em nuvem, o que inclui aplicações, softwares, armazenamento e rede – evitando instalações físicas que engessam o crescimento dos negócios e custam caro. 

Uma boa vantagem desse serviço é a alta flexibilidade para a empresa, já que ela passa a pagar apenas pelo que realmente precisar no momento. Quer um exemplo?

Um e-commerce que sabe que em determinadas épocas do ano as vendas aumentam substancialmente, basta contratar nesses períodos uma capacidade maior de processamento em cloud, fazendo com que o site não tenha lentidão. Depois desse período, basta diminuir essa capacidade de acordo com a demanda.  

Leia também: Como a edge computing complementa a cloud computing.

Por que investir em cloud sourcing na empresa?


Cloud sourcing garante flexibilidade às empresas

O investimento em cloud oferece flexibilidade desde a sua implementação (que é rápida) passando pelo poder de atender à empresa em tempo real, mantendo os departamentos integrados.

Além do rápido provisionamento, essa flexibilidade também se dá no âmbito do crescimento da empresa e o rápido atendimento às necessidades do negócio. 

Afinal, a cloud possibilita um crescimento sustentável, no qual a empresa paga apenas pelo serviço realmente necessário dentro de sua atual realidade – podendo aumentar ou reduzir a demanda de cloud sempre que precisar. Ou seja, um crescimento sustentável que evita o desperdício de recursos.

Cloud sourcing sempre terá um ROI mais palpável em comparação à solução on premise

Vamos dar o exemplo de um hospital que está sendo aberto

Como ele precisará informatizar todo o seu ambiente, um sistema on premise terá um custo de centenas de milhares de reais para a instalação e integração dos equipamentos e sistemas. 

Além desse custo, o hospital precisará investir em equipe especializada na manutenção e suporte, em um espaço físico seguro e climatizado, além de precisar renovar licenças, atualizar softwares e trocar equipamentos que ficam obsoletos com o tempo. Isso sem falar em um plano de recuperação de desastres, caso haja incidentes no ambiente de TI. 

Em contrapartida, quando o hospital decide contratar sua infraestrutura de TI em nuvem, ele elimina todo esse trabalho de compra e instalação de equipamentos, além de não precisar se preocupar com equipe especializada e nem espaço físico para o data center. Toda essa parte técnica fica por conta da empresa terceirizada nesse serviço, que opera à distância por meio da nuvem. Os custos mensais, portanto giram em torno apenas dos serviços contratados.

Imagine, por exemplo, que no sistema on premise o hospital arque com R$ 300 mil para toda a implantação física do sistema e a solução mensal de cloud computing custasse R$ 7 mil – podendo diminuir o custo de acordo com a demanda do momento? 

Portanto, o ROI da cloud será sempre mais palpável e suas vantagens se estendem a longo prazo. 

Leia também: Como acertar na escolha do fornecedor de sustentação da infraestrutura de TI.

Cloud sourcing traz agilidade à equipe interna

Certos serviços de nuvem terceirizados – como os de monitoramento e cloud backup, por exemplo – liberam a sua equipe interna para outras demandas mais específicas da empresa, além de enxugar custos com equipe especializada, já que ela passa a ser terceirizada.

Com isso, a produtividade e eficiência aumentam, fazendo com que a empresa invista em profissionais voltados para projetos que envolvam o core business, deixando as demandas mais técnicas nas mãos de fornecedores especializados.

Cloud sourcing proporciona custo-benefício ao orçamento de TI

Quando a empresa opera em nuvem e conta com uma equipe terceirizada especialista na área, a cloud sourcing se transforma em um excelente custo-benefício. 

Afinal, ficam mantidos os altos padrões de qualidade, a alta disponibilidade do sistema, a conformidade com licenças de softwares em nuvem e outros requisitos para o melhor gerenciamento da infraestrutura de TI. 

Vale lembrar que todas essas vantagens são obtidas quando você contrata fornecedores especializados, competentes e que estejam em conformidade com as boas práticas para que não haja problemas no caminho.

Nesse caso, a Indyxa, que tem mais de 15 anos de expertise na área, pode ajudar sua empresa a migrar para o ambiente de nuvem de forma segura, econômica e em conformidade com as boas práticas. Confira aqui todas as nossas soluções para cloud e entre em contato conosco

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar