Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Como acertar na escolha do fornecedor de sustentação da infraestrutura de TI

Dando sequência aos nossos posts sobre sustentação da infraestrutura de TI, hoje vamos responder a uma dúvida comum entre as empresas que querem terceirizar este serviço: afinal, como escolher um fornecedor ideal?

Entre tantas opções no mercado, que está repleto de negócios de pequeno, médio e grande portes que oferecem essa modalidade de serviço para as empresas, existem algumas características essenciais para você não errar na escolha e ter o melhor custo-benefício possível.

Vamos lá – o que levar em conta na hora de escolher o fornecedor de sustentação da infraestrutura de TI:

Avalie a capacidade de diagnosticar as soluções necessárias

Quando falamos em sustentação da infraestrutura de TI, não existe um pacote fechado que sirva para todas as empresas.

Um bom fornecedor saberá elaborar um diagnóstico levando em consideração todas as características e demandas de cada empresa, oferecendo uma sustentação que realmente a atenda. 

Em outras palavras: apenas oferecer um vasto portfólio de produtos e de serviços sem considerar a individualidade de cada negócio – e a necessidade de customização – pode ser a receita para problemas. 

Cheque se o fornecedor tem capacidade de implementação dos serviços

Um bom fornecedor de sustentação da infraestrutura de TI precisa oferecer aos clientes um modelo de atendimento e gestão tranquilos e eficientes para que a transição dos serviços seja satisfatória e não afete a continuidade dos sistemas.

Portanto, como o fornecedor faz o processo de implementação do serviço? Existe planejamento por escrito? Um projeto construído? Reuniões de alinhamento? 

Além de um bom modelo de atendimento, os profissionais responsáveis pelo serviço precisam ser especializados nas áreas específicas.

Mas como avaliar isso corretamente? Uma dica é conferir se o fornecedor tem cases de sucesso para procurar conversas com esses clientes atendidos. 

Um bom fornecedor de sustentação de infraestrutura de TI adota política preventiva em seus serviços

Este ponto é muito importante. Em TI, não existe 100% de garantia de que os dados e serviços nunca sofrerão problemas. Nesse caso, quais são as medidas preventivas que o fornecedor estabelece?

Na prática, é preciso contar com um serviço que priorize o monitoramento do ambiente de TI em tempo real para adotar medidas preventivas e corrigir problemas assim que eles surgirem. 

Portanto, sempre cheque antes de fechar o contrato quais são as medidas de prevenção e também de correção de incidentes na infraestrutura de TI. 

Analise a governança de TI oferecida pelo fornecedor

A governança de TI também precisa ser checada antes de contratar um fornecedor de sustentação de infraestrutura de TI.

Nesse caso, um dos principais parâmetros amplamente reconhecidos no mercado é o SLA (Acordo de Nível de Serviço), já que é o compromisso que o fornecedor assume em contrato que entregará o serviço de acordo com certas referências.

Certifique-se de que as formas de pagamento não trarão surpresas

Geralmente, um fornecedor de sustentação da infraestrutura de TI oferece opções de pagamentos flexível de acordo com a demanda da empresa.

Mas é preciso ficar atento quanto a isso. Verifique:

  • Se as condições de pagamento estão descritas no contrato de forma detalhada;
  • Se o fornecedor cobrará taxas extras em serviços específicos (reparos e manutenção, por exemplo);
  • Se o contrato também detalha exatamente tudo o que está incluído no valor a ser pago pela empresa. 

Em outras palavras: Na hora de avaliar as condições de pagamento, a comunicação transparente precisa ser uma prioridade.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Então entre em contato conosco e conheça o mais completo serviço de sustentação da infraestrutura de TI.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar