Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Dia do profissional de TI: muito conteúdo para comemorar a data

O Dia do profissional de TI é comemorado em 19 de outubro. A data homenageia todos que se dedicam a estudar as tecnologias da informação. Programadores, analistas de TI, analistas de segurança, entre outros são lembrados. A Tecnologia da Informação é essencial para o desenvolvimento das comunicações contemporâneas.

Em nossas pesquisas, não encontramos um registro oficial que justifique a escolha da data. No entanto, o dia lembra uma profissão, que embora seja ainda muito nova, é muito importante para o cenário atual. Mas como comemorar este dia especial? Nada melhor que falar de algumas áreas importantes. Por isso, separamos alguns conteúdos de TI para você! Veja: 

Cloud Computing

Há uma grande demanda por profissionais que trabalham com a computação em nuvem. São os chamados especialistas em cloud computing. Eles atuam na concepção, construção e manutenção do ambiente em nuvem, onde através da análise do ambiente fazem a gestão da infraestrutura em Cloud e a otimização de recursos. 

O objetivo é assegurar que as soluções em nuvem atendem as necessidades de clientes que querem segurança e desempenho em seus processos, além do custo vinculado apenas ao uso efetivo dos recursos.

Segurança da Informação

Os profissionais especializados em segurança da informação têm o dever de proteger a integridade dos dados, sejam de pessoa física ou jurídica. Esse profissional é considerado um protetor da informação. É ele quem assegura a integridade das informações e evita qualquer problema com a segurança e a gestão informacional para que os objetivos das empresas sejam alcançados. 

Em outras palavras, o especialista em segurança de dados previne que conteúdos de TI sejam roubados ou vazem para outras pessoas. Além disso, asseguram a disponibilidade dos recursos informacionais, resguardam a integridade e garantem a confidencialidade do conteúdo. 

Como especialista em segurança de dados, você pode atuar na elaboração de planos estratégicos que resguardem os dados e informações, na auditoria de sistemas informatizados e no monitoramento e controle de políticas de segurança.

Também atua no desenvolvimento de produtos e serviços e na educação corporativa, que é relacionada à segurança da Informação. Se você deseja ser um expert no assunto, deve ter amplos conhecimentos em tecnologia e entender os aspectos legais da área. Para isso, é necessário estudar sempre e manter-se antenado com o mundo da informática. 

Gestão de Projetos

Esse profissional atua na gestão de projetos de qualquer natureza, onde dentro da área de TI torna-se responsável por gerir projetos principalmente de Infraestrutura, Implantação e Desenvolvimento de software. Faz a abertura, o planejamento, a execução e o encerramento do projeto. Controla cronograma, escopo e a parte financeira do trabalho. Também é responsável em mapear e gerir os riscos do projeto. Para atuar nessa área você precisa ter disciplina e capacidade de gerenciar e coordenar um projeto. 

Deve, ainda, ter espírito de liderança e fazer com que a equipe siga todas as suas designações. Outra característica de um bom especialista em projetos é ter capacidade emocional para gerir uma equipe e fazer com que ela se sinta motivada. Se você deseja trabalhar nesta área, é preciso de conhecimento em Tecnologia da Informação, gerenciamento de projetos e gestão de equipes. Além disso, você precisa saber lidar com as pessoas e ser um grande líder.

Consultoria

Esse profissional tem como característica ser mais do que apenas um suporte através de instruções pré-formatadas, mais atuar de maneira consultiva através da análise da demanda e sugestão da melhor solução, ou seja, são atendimentos customizados para cada cliente.

Faz parte das suas responsabilidades auxiliar o cliente no uso e suporte dos produtos da melhor maneira para seu negócio, além de desenvolver intimidade com as tecnologias que são lançadas a cada dia. Também é possível atuar como palestrante. 

Se você tem interesse em trabalhar como consultor deve possuir conhecimento amplo de TI. Você pode ser graduado em Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Análise de Sistemas. 

Compliance

Compliance é um termo em inglês que significa agir de acordo com uma regra, um pedido ou um combinado entre duas partes. Você, como profissional compliance, executa as normas relacionadas ao setor de TI de empresa, comanda Programas de Conformidades, incentiva executivos e funcionários a respeitar as regras que são estabelecidas na área da informação. 

Além disso, fiscaliza e cumpre as diretrizes que são definidas para os negócios e realiza atividades voltadas para prevenir fraudes em sistemas. Para atuar na área é preciso ter capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir às pressões.

Deve ser comunicativo, ter persuasão, possuir uma visão estratégica, conhecimento dos serviços oferecidos pela empresa que irá auxiliar e entender a cultura da organização. Você também tem que buscar conhecimento. É importante ler livros relacionados a área e conversar com quem já trabalha no ramo. Outra dica é investir em treinamentos, em um programa de coaching e estar aberto à novos aprendizados.

Viu como você, profissional de TI, tem muito que comemorar? Saiba que o mercado está aí e basta estudar sempre e escolher uma boa área para trabalhar! 

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e veja as principais certificações para os profissionais de TI!

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar