Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Do tradicional para o SaaS: os desafios na hora da troca

Você sabia que o uso do modelo Software as a Service (SaaS) vem se mostrando bem eficiente entre empresas de diferentes portes e nichos?

Afinal de contas, nessa era da computação em nuvem, vivenciamos, mesmo que sem percebermos, o uso de memória e capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados. E este é um caminho sem volta.

Mas, calma: isso não quer dizer que o seu negócio inteiro vai mudar de uma hora para outra. É preciso entender as necessidades da empresa para decidir quais áreas adotarão o SaaS e realizar uma transição segura. 

E por falar em transição segura, esse é um dos desafios que os departamentos de TI enfrentam em suas rotinas. No post de hoje vamos falar sobre ele e também sobre os demais desafios — que podem ser vencidos com a adoção do modelo SaaS. 

Vamos lá:

1. Transição com segurança

Este é um dos desafios da migração para o SaaS, que, na verdade é uma de suas principais vantagens. 

Feita conforme as demandas e características de cada organização, a troca do modelo tradicional para SaaS proporciona mobilidade corporativa, redução de gastos, gestão de dados com mais eficiência, segurança e flexibilidade de comunicação. 

Além disso, não haverá mais necessidade da empresa-cliente manter uma infraestrutura local para rodar ou atualizar suas aplicações. 

2. Redução de custos

Será que existe mesmo uma redução de custos quando se adota o SaaS na empresa? Pois saiba que sim.

O modelo SaaS permite que a empresa use todas as funções de um software consumindo-o como um serviço, sem gastar com encargos regulares de manutenção, taxas e custos iniciais de licença. 

Na prática, isso ajuda a controlar os gastos de orçamento com TI em comparação aos produtos de software em pacotes ou desenvolvidos internamente, por exemplo. E é justamente por simplificar processos e reduzir os custos de aquisição que a popularidade do SaaS segue crescente.

3. Integração

A integração dos dados e processos é um desafio constante para as equipes de TI das empresas, não é mesmo? 

Mas esse desafio é facilmente superado com o modelo SaaS. Nele, a equipe passa a trabalhar com flexibilidade de acordo com as necessidades do negócio e da demanda dos clientes, inclusive com Interfaces de Programação de Aplicativo (APIs) que possibilitam a integração a aplicativos já existentes. 

Ou seja, a troca de modelo não invalida necessariamente aplicações mais antigas e não interrompe o uso de programas com os quais as equipes têm familiaridade.

4. Armazenamento

Mesmo tendo uma infraestrutura de TI modesta ou robusta, o desafio do armazenamento (seguro) dos dados é sempre presente.

Nesse sentido, como as atualizações são gerenciadas pelo próprio fornecedor, as plataformas SaaS eliminam a necessidade de fazer download de algum programa ou de instalar algum aplicativo. 

Neste cenário, o fornecedor também fica responsável pelo armazenamento dos dados, ou seja, também não é preciso se preocupar em buscar mais espaço (hardware, software ou largura de banda) conforme o crescimento da base de usuários. Desafio eliminado.

5. Flexibilidade das soluções

Por fim, a encontrar flexibilidade de soluções de TI que cabem nas estratégias de cada negócio é um grande desafio. 

Mas o modelo SaaS oferece a possibilidade de começar pequeno e ir ganhando escala aos poucos, em vez de fazer grandes investimentos em hardware e em sistemas de integração. Além disso, é possível ter um suporte eficiente e econômico, dependendo do provedor que você contratar. 

Viu como todos esses desafios que a equipe de TI costuma ter em suas rotinas podem ser facilmente vencidos com a solução SaaS?

Portanto, lembre-se: a computação em nuvem possibilita melhores experiências para os seus clientes, incentivando receitas e vantagens competitivas para a empresa, além de reduzir gastos financeiros e tempo com operações mecânicas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens da computação em nuvem aliadas ao nosso portfólio de serviços em sustentação, projetos de tecnologia, segurança e gestão de backup para o seu negócio. Até a próxima!