Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Entenda o que é NOC e conheça os benefícios da sua implementação!

Nos últimos anos, temos observado um grande crescimento na demanda por recursos de TI em todas as empresas, e essa demanda estende-se para seus clientes. Afinal, eles desejam que os serviços e produtos sejam simples e com bom desempenho. É aí que surge o NOC

Mas o que é NOC? 

Network Operation Center ou Centro de Operação de Rede, em português, é um lugar onde os eventos de TI são monitorados e gerenciados. Equipes especializadas usam diversos componentes de software para monitorar todo o ambiente de TI (servidores, computadores, gateways ou qualquer outro dispositivo conectado à rede).

Para entender como o NOC funciona na prática e quais são as vantagens para a empresa, confira o nosso post de hoje! 
 
Como funciona o NOC?

Os centros de gerenciamento, ou NOC, monitoram os principais dispositivos, equipamentos, aplicações e serviços que estão conectados à rede.

Os principais elementos e ações dessas centrais são:

  • Ferramentas eficientes para o monitoramento da rede, infraestrutura, banco de dados, etc.;
  • Profissionais capazes de interpretar as informações por meio de um SLA de atendimento;
  • Agilidade na tomada de ação para corrigir os problemas o quanto antes, sem que o usuário sinta qualquer instabilidade.

Portanto, o objetivo do NOC é oferecer um monitoramento constante para manter o ambiente de TI estável e em funcionamento full time.

Mas, esse é apenas o objetivo básico. Quando o gestor entende bem o que é NOC e como usá-lo estrategicamente em seu negócio, esse sistema pode trazer ainda mais vantagens.
 
Quais são os benefícios da implementação do NOC em sua empresa? 

# Prevenção de problemas e antecipação de eventos

Os dados gerados em tempo real pelos ativos de TI podem levantar informações importantes sobre o mal funcionamento de serviço e componentes de hardware e software. 

Essas informações auxiliam os profissionais a preverem possíveis problemas e, com isso, agir de forma proativa para otimizar o sistema e corrigir falhas. 

# Visão pormenorizada da capacidade do sistema

Os eventos e dados coletados dos ativos de TI servem de base para a emissão de relatórios detalhados, que informam a condição atual da infraestrutura de TI da empresa e apresentam uma projeção de sua capacidade.

Na prática, esses relatórios contribuem para que os gestores tenham uma visão pormenorizada do sistema, informando o que necessita de mais atenção ou precisam ser aprimorados.

Esse conhecimento serve de base para que sejam tomadas decisões mais assertivas sobre os investimentos de TI, visando a melhoria do sistema como um todo, e, com isso, otimizar o desempenho, garantindo a disponibilidade e segurança das informações. 

# Vantagem competitiva

O NOC está presente em grandes empresas há algum tempo devido à complexidade da rede em que elas trabalham. 

No entanto, a implantação desse sistema tem se tornado mais comum também entre as pequenas e médias empresas porque garante que os serviços e sistemas estejam sempre disponíveis, e, em casos de incidentes, a resolução se torne mais ágil.

Isso contribui para que o negócio ofereça aos seus usuários um serviço de qualidade — o que garante uma significativa vantagem competitiva.

Do contrário, o mau desempenho do sistema e a indisponibilidade dos serviços podem gerar um grande prejuízo financeiro à instituição. Para garantir que esses contratempos não ocorram, é fundamental implantar um NOC. Dessa forma, você conseguirá manter tudo em pleno funcionamento, com total segurança e melhor desempenho.

Quer uma análise do seu ambiente e como o NOC pode contribuir no dia a dia da sua TI? Fale com a Indyxa! Até a próxima.