Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Entenda o que é Splunk: a nova ferramenta de Big Data

O surgimento do Big Data revolucionou a forma como os dados são coletados, monitorados e transformados em insights importantes para as empresas.

Nesse sentido, existe uma ferramenta chamada Splunk que vem facilitando ainda mais a Inteligência Operacional dos negócios.

Hoje vamos falar sobre o que é Splunk e as vantagens de você investir nessa plataforma para o gerenciamento dos dados que circulam em sua empresa. 

O que é Splunk?

Splunk é um software de uma plataforma que oferece um monitoramento completo – e em tempo real – dos dados que são indexados a ele, como, por exemplo, queda de receita, quantidade de vendas, eventos de segurança, monitoramento de redes sociais, usuários que estão ativos na plataforma, etc. 

Imagine todas essas informações reunidas em um só lugar para facilitar a análise e a tomada de decisões para gerar mais lucro, competitividade e produtividade? Pois é isso mesmo que o Splunk faz.  

Além disso, a ferramenta também é segura e capaz de enviar alertas ao menor sinal de algo fora do normal, para que a equipe prontamente solucione o problema. 

Por que utilizar Splunk em vez de outras ferramentas de Big Data?

  • O Splunk coleta e indexa todos os dados de Máquina – e em tempo real. Tudo fica integrado, de fácil acesso e pesquisa.
  • É fácil de implementar e também de usar. Na prática, é possível fazer o download do software e já começar a utilizá-lo em poucas horas, sem precisar que a equipe fique alocada durante vários meses para essa função de indexar os dados – eles são conectados em poucos cliques.
  • O Splunk também foi projetado tanto para especialistas quanto para novatos na área, já que a plataforma de controle é bem intuitiva e de fácil visualização. Também é fácil gerar relatórios, promover pesquisas eficientes e recursos de drilldown. 
  • A segurança também é outra vantagem da ferramenta Splunk. Trata-se de um modelo de segurança robusto, cujo manuseio de dados é feito com base em rígidos padrões de controle de acesso baseado em funções, o que garante a integridade dos dados e facilita auditorias na empresa.
  • Outro benefício do Splunk é a facilidade da pesquisa e da transmissão de terabytes de dados históricos indexados em um único lugar. É possível monitorar tendências e padrões de atividades e comportamento dos dados, além de configurar alertas de notificação em tempo real para pessoas específicas. Com toda essa inteligência operacional, a produtividade da equipe cresce
  • O Splunk é uma ferramenta expansível, pois é possível indexar diariamente dezenas de terabytes de dados. Além disso, ele pode ser facilmente integrado a bancos de dados relacionais e a softwares de inteligência de negócios, o que, na prática, oferece mais informações para o gerenciamento da empresa. 

As soluções de Splunk disponíveis

Hunk

É uma opção de Splunk que oferece uma plataforma analítica para banco de dados NoSQL e para Hadoop, além de outros tipos de bancos. 

Características:

  • Melhora a velocidade da obtenção de informações de Big Data;
  • Funciona na maioria das distribuições do Hadoop, inclusive o YARN de primeira geração e o MapReduce;
  • Utiliza bibliotecas de recursos de transmissão. 

DB Connect

É a solução Splunk que integra de forma expansível e em tempo real a plataforma Splunk Enterprise ao banco de dados relacionais tradicionais da empresa.

Características:

  • Importação rápida do banco de dados para a plataforma;
  • Análises mais abrangentes, já que os dados no banco de dados relacionais podem ser observados com mais facilidade.

Hadoop Connect

A ferramenta Splunk Hadoop Connect integra de forma bidirecional os dados entre o Hadoop e o Splunk Enterprise. 

Na prática:

  • Basta implementar o Splunk Enterprise para coleta dos dados, a indexação e a análise deles em tempo real.
  • Em seguida, pode-se encaminhar de forma segura os eventos para o Hadoop para uma analítica adicional em lotes e um armazenamento barato. 
  • O inverso também pode ser feito: basta importar e indexar os dados que já estão armazenados no Hadoop para o Splunk Enterprise, facilitando e otimizando o tempo dedicado aos projetos de Big Data da empresa. Em dias é possível colher resultados e informações que levariam meses para serem analisadas.

Bom, essas são as principais características do Splunk. Nos próximos posts falaremos mais sobre como fazer a implantação dessa ferramenta na empresa. 

Mas se você quiser saber mais detalhes sobre o que essa solução pode fazer pelo seu negócio específico, fale agora mesmo com a equipe da Indyxa