Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Inteligência Operacional: por que isso vai revolucionar as operações em sua empresa?

Em termos empresariais, o que você prefere: prevenir ou remediar? Levando em consideração que muitas pessoas responderiam a primeira opção, então a próxima pergunta seria: “E então, o que você faz para prevenir a sua empresa de vulnerabilidades? ”. A resposta está na Inteligência Operacional (OI).

Bom, o fato é que, na prática, infelizmente muitas empresas preferem a prevenção, mas não consegue unir esforços suficientes e possíveis para monitorar todos os pontos de atenção que a empresa precisa – e esses pontos de atenção estão centrados em seus dados.

Se esse é o seu caso, então este post é para você. Aprenda a importância de uma inteligência operacional em sua empresa.

O que é Inteligência Operacional?

Sua equipe de TI é capaz de coletar, monitorar e analisar milhares de dados que trafegam a todo momento na infraestrutura de TI da sua empresa para tomada de decisão rápida e efetiva? Pois saiba que a inteligência operacional trata exatamente disso.

Ela é uma metodologia de análise dos dados gerados por máquinas em tempo real de todos os processos que são realizados por sistemas e dispositivos que trabalham de forma integrada com todos os setores da empresa.

Na prática, a inteligência operacional permite que a gestão tenha informações úteis em tempo real, o que ajuda na prevenção e na resolução de problemas no momento em que eles ocorrem, aumentando a produtividade, automatizando processos e reduzindo prejuízos financeiros.

E se você está pensando que esse conceito tem tudo a ver com o big data analytic, está correto. Aliás, a inteligência operacional vai ainda além – mas sobre isso falaremos mais adiante neste post.

Mas por que a Inteligência Operacional deve ser levada a sério pelas empresas?

Simplesmente pelo fato de que os dados gerados pelas máquinas estão no centro da organização das empresas. Eles reúnem informações muito importantes, tais como:

  • riscos à segurança;
  • comportamento dos usuários;
  • comportamento de aplicações;
  • níveis de serviço;
  • consumo de recursos;
  • atividades fraudulentas;
  • experiência do cliente.

Então, quando existe uma inteligência operacional na empresa, a equipe consegue melhorar o desempenho das operações e atividades, o que se reflete diretamente no faturamento do negócio.

Quando a empresa é ágil no monitoramento, na análise de dados e na tomada de decisões, certamente ela passa a ter uma boa vantagem competitiva em relação às demais – sem falar na prevenção e resolução de problemas que poderiam gerar consequências negativas no futuro.

Qual é a ferramenta ideal para auxiliar na Inteligência Operacional?

Bom, vimos que para uma correta análise de dados e uma verdadeira inteligência operacional, é necessário que todos os dados da empresa sejam monitorados, sejam eles estruturados (tabelas, planilhas e banco de dados) ou não-estruturados (logs, eventos e sensores).

Mas as soluções de Big Data Analytics já não fazem isso?

Embora a análise do Big Data realmente promova uma transformação digital nas empresas, na prática, apenas uma parte desses dados disponíveis é analisado para gerar valor para a TI e o Negócio.

Então, é preciso do auxílio de uma plataforma que consiga monitorar e analisar dados das mais diversas fontes, proporcionando maior inteligência e visibilidade, acelerando a tomada decisão e automação de processos.

Estamos falando do Splunk.

O Splunk é uma plataforma de Big Data altamente escalável, capaz de indexar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, gerando inteligência operacional para a TI e Negócio. Ao invés de você manter sistemas específicos para cada tecnologia, gerando silos de dados separados que não se conectam espalhados por toda empresa, o Splunk proporciona um ambiente para indexação de dados de máquinas universal, concentrando tudo em uma única plataforma, facilitando na busca, análise e correlação entre eventos.

E então? Preparado para colocar em prática a inteligência operacional em sua empresa? Na dúvida, clique aqui e entre em contato conosco. Temos as soluções ideais para você. Até a próxima!