Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Inteligência Operacional: Vale o investimento para sua empresa?

Já falamos um pouco sobre o conceito de Inteligência Operacional aqui no blog da Indyxa. Mas como saber se ela é adequada de ser implementada em sua empresa?

Para você encontrar essa resposta, vamos falar no artigo de hoje sobre as vantagens de se ter uma verdadeira inteligência operacional por meio de uma completa e integrada análise de dados na empresa. Confira!

A Inteligência Operacional torna a empresa mais competitiva

Bom, relembrando rapidamente, a Inteligência Operacional é um método de  de análise de dados em tempo real, em cima de uma arquitetura de Big Data, preparada para lidar com dados das mais diversas fontes, seja estruturado em linhas e colunas (ex: banco de dados, planilhas..) ou não-estruturados (ex: logs, texto, sensores..)

E mais do que coletar e monitorar, a Inteligência Operacional permite dar sentidos aos dados, transformando em informações relevantes para o negócio, promovendo a descoberta de insights valiosos, acelerando a tomada decisão e automação de processos.

A Inteligência Operacional torna a empresa mais produtiva

Com uma análise de dados baseado em fatos concretos, e não em suposições, a equipe se torna mais produtiva, pois cada departamento fica por dentro das ameaças externas e oportunidades de melhoria, o que torna todos mais focados no planejamento estratégico do negócio.

A Inteligência Operacional permite que a empresa inove

Um dos objetivos da Inteligência Operacional é justamente esse: proporcionar informações e insights em decisões certeiras, permitindo que a empresa possa investir em inovações que impactem positivamente seu público-alvo – por exemplo, pode-se extrair dados sobre o comportamento de consumo e as expectativas dos clientes, permitindo inovações corretas e que vão de encontro a essas necessidades.

A Inteligência Operacional ajusta a comunicação e os processos internos da empresa

Todos os departamentos da empresa são impactados com a Inteligência Operacional. Não tem como eles ficarem desorganizados ou sem foco, pois tudo é integrado, e a análise de dados de cada setor é importante e necessário.

Como consequência, as equipes conseguem dinamizar a troca de informações entre si, eliminando gargalos na comunicação interna, melhorando relacionamentos e a eficiência nos processos.

Então, resumindo – eis as características e vantagens da Inteligência Operacional para a empresa:

  • Ela é o ponto de partida para a organização, o monitoramento e a coleta dos dados.
  • Ela mensura os acontecimentos passados e ajuda a dimensionar o futuro.
  • Ela aponta evidências baseados em dados, e não em “achismos”.
  • A Inteligência Operacional ajuda a empresa a se posicionar e a realizar ações estratégicas para se destacar no mercado.
  • Ela aumenta o desempenho da equipe, que consegue analisar a evolução dos processos, e ainda, compartilhar dados entre si. Todos ficam focados.
  • A Inteligência Operacional dá suporte para a tomada de decisão, pois dá aos gestores e diretores visibilidade sobre os processos da empresa de forma eficiente e dinâmica.

A ferramenta ideal para investir em Inteligência Operacional

Além de outras medidas que precisam ser tomadas para se criar uma empresa com Inteligência Operacional (a cultura empresarial é uma delas), o investimento financeiro em si é feito na aquisição de uma plataforma de Inteligência Operacional, pois é preciso que os dados sejam centralizados em um só local.

Nesse caso, recomendamos o investimento no Splunk, que é um software criado por uma multinacional com sede na Califórnia e que vem revolucionando a Inteligência Operacional das empresas por promover uma extensão do Big Data Analytics.

Ele apresenta um excelente custo-benefício, pois a plataforma é altamente escalável, podendo começar aplicando em um caso de uso específico dentro da operação de TI, podendo expandir para outras áreas como: Processos de Negócio, Segurança e Compliance, Internet das Coisas e Dados Industriais.

No Splunk, todos os dados são analisados em tempo real, possibilitando a geração de dashboards, relatórios e a criação de alertas, tudo com os mais modernos requisitos de segurança dos dados.

Bom, depois de todos esses dados, podemos concluir que vale a pena investir em Inteligência Operacional para a sua empresa, independentemente de seu nicho e tamanho!

Então, quer saber como a sua empresa pode investir em uma inteligência operacional de acordo com seu tamanho e segmento? Então clique aqui e fale conosco. Até a próxima!