Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

O que a gestão de SOC pode fazer pela sua empresa?

Você já ouviu falar em SOC e como ele vem sendo essencial para a segurança dos dados das empresas em tempos digitais?

Neste post separamos as principais informações sobre esse tema e como você pode planejar a implantação dessa forma de gestão em sua infraestrutura de TI.

Vamos lá:

O que é SOC?

Security Operations Center – Centro de Operações de Segurança – é a centralização da gestão de  segurança da informação na infraestrutura de TI da empresa. E isso inclui monitoramento, suporte e atividades periódicas para garantir a saúde do ambiente de infraestrutura.

O objetivo, então, é a pura segurança de dados – uma mina de ouro em tempos digitais, não é mesmo?

Bom, algumas práticas da gestão de SOC compõem-se de:

Mas aí você pode se perguntar: “Implementar o NOC já não seria o suficiente para garantir a segurança dos dados?”. Na verdade, existem diferenças entre NOC e SOC.

Enquanto o Networking Operation Center (Centro de Operação de Rede) é responsável por lidar com certos incidentes que afetam a disponibilidade e a performance dos eventos de TI, o SOC lida com incidentes de segurança, ou seja, que afetam os ativos de segurança. Portanto, um bom NOC também depende de um bom SOC.

Isso sem falar que os times de profissionais desses dois centros são diferentes, pois enquanto no NOC o analista é voltado para a infraestrutura em si, o analista responsável pelo SOC é especializado em segurança, dinâmica de ataques e como eles impactam na infraestrutura de TI.

Quer descobrir como funciona o NOC? Escrevemos sobre o tema alguns posts atrás.

Quais as vantagens da implementação de SOC na infraestrutura de TI?

# Monitoramento contínuo

O SOC ideal monitora continuamente o perímetro (Internet) e a os dispositivos dos usuários, respondendo a falhas e ataques com mais precisão.

# Velocidade

Com tudo estruturado e monitorado, o SOC consegue ter mais velocidade contra malwares que comprometem os sistemas utilizados pela empresa.

# Proteção de Dados

Com o SOC e as ferramentas corretas, os dados da empresa estarão com uma maior proteção, evitando dessa forma a perda e o vazamento de dados confidenciais.

# Análise precisa

Uma boa gestão de SOC lhe fornece ferramentas importantes que permitem uma análise precisa de dados e processos, o que na prática otimiza as ações da equipe (que se torna mais produtiva) e facilita a tomada de decisão dos gestores.

# Realização de auditorias

Sejam internas ou externas, com SOC implementado e processos organizados, as auditorias tornam-se mais precisas e assertivas.

E como implantar o SOC na empresa?

Bom, de um modo geral, existem duas maneiras de se implantar SOC na empresa: terceirizando esse serviço ou implementando nas instalações da organização.

Quando esse modelo é implementado na empresa, o investimento costuma ser maior, por conta de toda estrutura física que é necessária e também pela contratação de uma equipe dedicada a essa função, em uma escala de trabalho 24x7x365 – o que também pode ser um desafio para encontrar bons profissionais capacitados na gestão de um SOC.

A outra maneira é terceirizar esse serviço, que é fornecido através de um Outsourcing de SOC.

Na prática, você pode terceirizar toda a gestão ou parte dela. Essa empresa utilizará:

  • controles;
  • processos;
  • software & hardware;
  • especialistas certificados na área.

O serviço é fornecido com base em SLA’s (Service Level Agreement), que é um acordo de contrato sério onde a empresa entende claramente o que será feito na gestão de SOC e o que esperar desse serviço contratado.

Ficou com alguma dúvida ou não sabe por onde começar a implantar a gestão de SOC em sua empresa? Então clique aqui e fale com a Indyxa. Até a próxima!