Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

O que é NOC?

Já pensou nos transtornos que uma simples queda no link de internet pode trazer a sua empresa uma vez que não se tenha ações rápidas para restabelecer? Atualmente, com a grande parte dos serviços da infraestrutura de TI baseados em cloud computing, isso é inclusive potencializado.

Seu parque de servidores e serviços que precisam estar disponíveis 24x7x365, como está a disponibilidade neste momento? Está funcionando como deveria? Acredito que já tenha se perguntado isso em alguns momentos. 

O NOC (Network Operations Center), é um centro de operações de rede, e tem sido o diferencial de um número cada vez maior de empresas. Isso porque o monitoramento constante evita, ou pelo menos minimiza, a maioria dos problemas que podem ocorrer na infraestrutura de TI.

Benefícios para empresas de todos os portes

Este serviço é muito utilizado pelas grandes corporações, logo as médias e pequenas empresas descobriram as vantagens estratégicas de manter uma equipe de especialistas não só monitorando, mas com o apoio das ferramentas de monitoramento antecipando ações que evitam paradas inesperadas nos ambientes de TI, com respostas rápidas e efetivas aos eventos que podem ocorrer a qualquer momento.

Os resultados do NOC na infraestrutura em TI são surpreendentes. Imagine uma equipe de especialistas focada 100% do tempo em antecipar incidentes e prever soluções antes que eles aconteçam.

Para isso, o monitoramento foca nos principais recursos críticos para o funcionamento da empresa, como os componentes que precisam estar disponíveis todo tempo, exemplos:

  • Servidores como a base única de usuários, como Active Directory (AD) ou os ERPs;
  • Servidores de banco de dados;
  • Ambientes de virtualziação;
  • Ativos de rede, dentre vários outros.

O NOC faz muito mais para a infraestrutura de TI do que parece a princípio. Ele é um verdadeiro diferencial, extraindo informações valiosas dos ativos de TI para as equipes de suporte, ajudando a criar relatórios e prevendo ações. Dessa forma, o NOC não é apenas uma área de monitoramento, mas de prevenção e proatividade.

Proatividade e prevenção fazem do NOC um diferencial

Outra vantagem do NOC é que o gestor de TI pode configurar o funcionamento da equipe de acordo com a necessidade da empresa. Em negócios que dependem essencialmente da disponibilidade do sistema, ele pode operar em escalas de 24 horas por dia.

No entanto, o principal diferencial do NOC é a atuação da equipe de forma proativa. Para isso, ela se vale de algumas ferramentas para evitar problemas futuros com base no conhecimento existente. As principais delas são:

  • Ações específicas no ambiente de forma a garantir a segurança dos dados;
  • Abertura de chamados com fornecedores em casos necessários;
  • Gerenciamento de nível de serviço;
  • Escalonamento a equipes especialistas quando necessário.

Com isso, a equipe consegue, por exemplo, coletar dados sobre a utilização da capacidade da rede e sugerir o redimensionamento para prevenir a interrupção dos sistemas.

Descobrindo problemas antes que ocorram

Já imaginou se pudéssemos prever os problemas antes que acontecessem? Quantos seriam evitados, ou, pelo menos, minimizados. É exatamente isso o que o NOC faz, fornece dados suficientes para que a equipe tenha o melhor diagnóstico, se antecipando ao problema e garantindo mais agilidade nas soluções. Veja algumas das vantagens em manter um NOC:

  • Base de conhecimento com histórico de eventos, fornecendo informação valiosa para tomada de decisão;
  • Redução do tempo de indisponibilidade causado por problemas inesperados ;
  • Maior disponibilidade do ambiente de TI; Douglas termo
  • Maior satisfação dos usuários;
  • Redução de problemas;
  • Maior maturidade da TI.

Dessa forma, a empresa ganha segurança digital e infraestrutura de alta disponibilidade, evitando falhas que possam comprometer a rotina do negócio e implicar em indisponibilidades.

Viu como o NOC se tornou um serviço de TI estratégico de valor agregado? Não esqueça, para manter sua empresa competitiva, um ambiente de TI saudável é indispensável!

Quer saber mai sobre o NOC? Compartilhe conosco seu comentário e continue acompanhando nossos posts!