Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

O que é um Backup?

Só quem já perdeu os dados dos computadores de uma empresa, sabe a dor de cabeça que é não ter pensado em um backup antes. Algumas vezes, é possível recuperar parte das informações, mas na maioria dos casos vai ser necessário começar tudo do zero.
 
Por outro lado, se você optar por investir em um bom backup, essa dor de cabeça poderá ser evitada. A expressão, que vem do inglês e significa cópia de segurança, é atribuída a qualquer dispositivo de armazenagem e segurança de dados.
 
De forma simplificada, o backup é um espaço físico ou virtual seguro onde você poderá manter uma ou mais cópias das informações importantes de sua empresa e as quais poderão ser consultadas no futuro.

 1# Causas comuns de perda de dados

Os motivos mais comuns relacionados à perda de informação são o recebimento de vírus através de e-mails ou ainda por dispositivos infectados, como pendrives ou DVDs. O vírus pode corromper os seus arquivos ou ainda servir como uma porta para hackers invadirem seu sistema.

Além disso, as informações podem ser perdidas quando houver roubo de equipamentos, incêndios ou desastres naturais, como enchentes ou ainda descargas elétricas. 

Independentemente da causa, você até pode perder computadores e equipamentos, mas o conteúdo virtual ficará em segurança, em uma cópia feita em seu backup.

Você pode realizar o backup em um HD externo ou ainda em servidores físicos ou online. A vantagem desta opção, com armazenamento na nuvem, é que permite o acesso à cópia dos dados a partir de qualquer computador ligado à internet.

2# Um backup sempre atualizado

Para que você garanta a segurança dos seus dados e tenha um backup sempre atualizado, ele deve ser automático. Sem dúvidas, neste momento, você vai precisar de um profissional especializado para orientá-lo, além de implementar o backup ideal de acordo com as suas necessidades.

É ele quem vai ajudar a definir o tipo de backup a ser realizado, quais dados precisarão de cópias e onde realizar o backup. Além disso, ele também deverá fazer a automatização do backup, para que aconteça sozinho, em horários pré-determinados.

Deixar o backup sob a responsabilidade de uma pessoa, para que ela faça manualmente, é um risco enorme. Afinal, este profissional pode acabar esquecendo de realizar as cópias. Logo, caso seja preciso resgatar o backup, é possível que você não tenha a versão mais atualizada dos seus dados disponível para recuperação. 

3# Teste, com frequência, o seu backup

É fundamental realizar testes periódicos nos seus backups, para saber se estão mesmo realizando as cópias dos dados como deveriam. Como qualquer sistema, pode haver erros que podem provocar a parada do backup ou ainda impactar na qualidade das cópias feitas. 

4# Backup, o melhor amigo da sua empresa

E vai dizer que não é? Afinal, ele é a única forma de garantir a segurança das informações da sua empresa. Faça o backup todos os dias. Duas ou mais cópias. Aproveite e faça também dos arquivos pessoais, em um backup particular. Você também não vai querer correr o risco de perder suas fotos, vídeos e músicas preferidas, certo?

Deu para entender a real importância de fazer um backup, não? Se ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário que responderemos o quanto antes. Aproveite para compartilhar a sua experiência! Até a próxima.