Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

O que é um Servidor Storage?

Nunca se viu tanta informação circulando nas empresas - e também entre elas - como nos dias de hoje. Por causa desse intenso movimento, várias expressões, antes desconhecidas, ganharam amplo espaço. O servidor storage é, sem dúvidas, uma delas. Se você por acaso ainda não ouviu, cedo ou tarde, este termo vai passar a fazer parte do seu dia a dia. 

1# Vá além do backup

E então, alguns questionamentos são necessários para irmos em frente! 

Você já parou para pensar qual a melhor forma de organizar e armazenar as informações que circulam na sua empresa? Como garantir a segurança dos dados e que estejam sempre disponíveis aos profissionais, no momento e no equipamento que precisarem? 

Você deve ter pensado em um backup! Ele é imprescindível, claro. Mas você precisa ir além. Por isso, a seguir, você vai entender um pouco sobre os storages. No entanto, lembre-se de que ele não substitui o backup. Pelo contrário, ele pode ser uma ferramenta para realizar a própria cópia dos dados ou ainda complementar o sistema de armazenamento que você vai criar para a sua empresa.   

2# Armazenamento e segurança de dados 

Storages são dispositivos criados para funcionar como um banco de dados, que podem ser acessados por meio de uma conexão de rede. O hardware vai ajudar a expandir ainda mais a capacidade de armazenamento de informação da sua empresa, sem impactar na velocidade de outros equipamentos. Dessa forma, também contribuirá para o processo produtivo, já que os processos ficarão ainda mais ágeis com o aumento do espaço para armazenagem de dados.. 

Além disso, com um storage, você também garante a proteção dos dados, já que estão em um ambiente seguro. Ele pode ser implementado como um servidor de arquivos, no qual você também tem a possibilidade de realizar o backup das informações. 

Outra vantagem ao instalar o storage é que, caso você não possua ainda, pode vir criar um ambiente de rede, onde os computadores poderão acessar um único local onde todas as informações ficam armazenadas, sem que precisem estar conectados entre si.  

3# E em qual tipo de storage você deve investir?

Os servidores storages vão ser definidos de acordo com porte da sua empresa e, consequentemente, a quantidade de informações que precisarão ser armazenadas. O equipamento pode ser um HD ou ainda um sistema maior, com uma ampla capacidade de armazenamento. 

Para determinar o equipamento ideal, é importante consultar um profissional especializado. Com conhecimento técnico, ele tornará a escolha mais acertada, além de evitar gastos desnecessários. 

4# Pontos decisivos 

Agora que você já entende como funciona um servidor storage, vale a pena reforçar os principais aspectos que confirmam a importância de implementar um dispositivo como este na sua empresa. 

  • Segurança, já que você poderá contar com um sistema para armazenamento e backup das informações da sua empresa; 
  • Facilidade para criar e desenvolver uma rede de computadores ainda mais intuitiva do que você já possui;
  • Disponibilidade dos arquivos, para serem acessados em qualquer estação de trabalho ou computador registrado na rede e no storage;
  • Desempenho otimizado, afinal haverá um sistema exclusivamente dedicado ao armazenamento e gerenciamento dos arquivos. O acesso aos dados se dá em menor tempo e com maior velocidade. 

E aí, ficou mais fácil tomar a decisão de investir neste equipamento, agora que você sabe qual será o papel dele na sua empresa? Caso ainda tenha dúvidas, é só entrar em contato com a gente!