Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Outsourcing de TI: Quando sua empresa precisa deste serviço?

Outsourcing de TI é um modelo de gestão que vem sendo adotado por muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

Em poucas palavras, trata-se da terceirização de determinados serviços do departamento de TI para outra empresa.

Bom, mas quando saber que chegou a hora de partir para o outsourcing de TI? Eis alguns sinais:

1. Quando a empresa precisa diminuir custos

Terceirizar alguns serviços de TI pode ser a solução para que a empresa diminua custos de forma imediata. Um exemplo perceptível disso é quando ela decide migrar sua infraestrutura para a nuvem.

Nesse caso, ela economiza com todos os custos de manutenção que os equipamentos demandam dentro da empresa e passa a investir apenas no serviço terceirizado – que fica responsável por toda infraestrutura técnica de manutenção e atualização do sistema.

2. Quando a sua equipe está sobrecarregada e precisa focar mais nas estratégias da empresa

O outsourcing de TI também é uma ótima solução quando você percebe que a sua equipe tem tantas tarefas que não está dando conta de cumprir as metas estabelecidas para que a empresa cresça.

Isso ocorre porque na maioria das vezes os colaboradores estão tão focados nas atividades-meio, ou seja, na manutenção de toda infraestrutura de TI e no gerenciamento de tudo, que não sobra tempo (e nem energia) para focar na análise e na implementação de soluções ligadas às estratégias do negócio.

Além disso, quando você faz parceria com uma empresa de confiança e de qualidade, você garante que os problemas técnicos e de segurança de dados sejam solucionados da melhor maneira possível, tirando essa preocupação e responsabilidade das mãos de sua equipe.

E por falar em segurança:

3. Quando você precisa reforçar a segurança dos dados

É fato que por mais que a infraestrutura de TI seja tratada com todo cuidado e atenção, ainda assim sabemos que nenhum sistema é 100% seguro, não é mesmo? Ainda mais com grandes empresas que utilizam muitos dispositivos e trocam milhares de dados diariamente. Por isso, falhas internas e ataques externos podem acontecer.

A terceirização, nesse caso, pode ser uma solução prática para reforçar a segurança com o que há de mais moderno e com uma equipe capacitada, sem que a empresa precise gastar muito. Com o outsourcing de TI, você pode apenas monitorar os sistemas, mas toda parte técnica ficará por conta da contratada.

Aliás, falando sobre esse tema, temos um post com 6 dicas fundamentais para monitorar com segurança o ambiente de TI da sua empresa.

4. Quando a empresa quer manter os sistemas atualizados e modernos, ela pode partir para o outsourcing de TI

Se a sua empresa tem equipamentos mais antigos ou um sistema robusto que está desatualizado, então chegou a hora de investir na terceirização das soluções, o que pode incluir a virtualização de servidores e cloud computing.

Somente com sistemas modernos e atualizados a empresa consegue ter mais produtividade, segurança e qualidade nos resultados (e no atendimento ao cliente). Quando você terceiriza, a contratada fica responsável por garantir que o sistema seja eficiente, moderno e que atenda perfeitamente ao que a empresa necessita.

Bom, depois de tudo isso, por onde começar a investir em outsourcing de TI? Como saber quais soluções a sua empresa precisa nesse momento?

Para te ajudar a responder essa dúvida, clique aqui e entre em contato conosco para conhecer nossas soluções personalizadas que cabem em seu negócio e em seu bolso. Até a próxima!