Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Por que adotar uma gestão ativa de infraestrutura de TI?

Você coloca em prática uma boa gestão ativa de infraestrutura de TI em sua empresa?

Trata-se do gerenciamento ativo de todos os processos que compõem uma infraestrutura de TI, tais como: softwares, hardwares, redes, serviços de TI oferecidos, etc. Ou seja, tudo o que inclui o funcionamento de uma TI e precisa estar em pleno funcionamento durante a rotina da empresa. 

Mas por que dar atenção a essa tarefa de gestão ativa? Eis alguns motivos:

1. Porque a gestão ativa de infraestrutura de TI garante controle maior dos processos e recursos

Levando em consideração que, diariamente, dados e mais dados são coletados e armazenados, bem como novos recursos tecnológicos e procedimentos vão sendo incorporados na empresa, é fundamental uma gestão ativa de infraestrutura de TI.

Com isso, o gestor tem acesso total de tudo o que está acontecendo e todos os recursos utilizados, o que previne vários problemas, como a indisponibilidade dos sistemas, por exemplo. Para isso, portanto, é necessário investir em controle e monitoramento do ambiente de TI.

2. Porque uma gestão ativa de infraestrutura de TI reduz custos e aumenta o ROI

Quando existe uma gestão ativa, fica bem mais fácil controlar os investimentos feitos no setor de TI. Afinal, o gestor avalia a necessidade de novas aquisições e planeja bem o tempo certo para isso, evitando gastos desnecessários. 

Nesse sentido, quando o departamento de TI consegue investir nos recursos necessários, a produtividade da equipe aumenta, aumentando também o ROI (Retorno Sobre o Investimento), já que os processos operacionais ficam mais automatizados, evitando falhas e retrabalhos manuais. A equipe finalmente consegue focar em atividades mais estratégicas. 

3. Porque a gestão ativa de infraestrutura de TI aumenta a vida útil das soluções utilizadas

Esse argumento está diretamente relacionado ao anterior. Quando a empresa investe em bons equipamentos e sistemas, a vida útil dessas aquisições aumenta consideravelmente, mesmo que a tecnologia se modernize de forma muito rápida.

Aliás, é por isso que vale a pena utilizar soluções de cloud computing, pois com elas a empresa reduz os custos e têm certeza que está utilizando o que há de melhor no mercado, sem que para isso preciso gastar tanto. 

Na prática, trabalhe de forma preventiva e se antecipe às necessidades de trocas de equipamentos, substituições de soluções e aquisição de novos produtos. Não permita que seus colaboradores trabalhem com produtos obsoletos e desatualizados. 

4. Porque a gestão ativa de infraestrutura de TI antecipa incidentes

Uma gestão ativa também se antecipa a problemas e incidentes na infraestrutura de TI por meio de um bom plano de recuperação de desastres. Dessa forma, o gestor consegue realmente responder a tempo antes que haja grandes consequências.

Na prática, invista em sistemas que monitoram o ambiente de TI e gere alarmes automatizados alertando sobre falhas. O Splunk, por exemplo, é uma ótima dica de ferramenta dos dados indexados nele. 

5. Porque a gestão ativa de infraestrutura de TI aumenta a produtividade da sua equipe

Com uma gestão ativa (ou melhor, proativa) de tudo o que se passa no setor de TI, o gestor consegue organizar melhor os processos de trabalho de sua equipe, de forma que tudo fique mais eficiente e harmônico.

Aliás, essa pode ser uma boa hora para pensar em investir na terceirização de alguns processos, deixando a equipe ainda mais produtiva e focada em tarefas mais estratégicas. 

A empresa pode terceirizar, por exemplo, tarefas mais técnicas (manutenção, monitoramento e backup) e também terceirizar uma equipe para que crie projetos específicos de tempos em tempos. Isso evita muito a sobrecarga de trabalho do seu time. 

Bom, agora que você á conhece a importância de adotar uma gestão ativa de infraestrutura de TI, está na hora de saber por onde começar. Confira a seguir 7 boas práticas para uma boa gestão.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar