Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Profissional de TI: as carreiras que são tendências para ficar de olho

Finalizando a sequência de posts comemorativos do Dia do Profissional de TI, hoje vamos fechar com chave de ouro falando sobre um assunto importante para quem deseja crescer na área: as principais tendências na carreira para os próximos anos.

Saber isso vai ajudar você a trilhar os próximos passos da sua carreira, evitando que ela fique estagnada – algo que não pode ocorrer na área da tecnologia. Afinal, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), esse mercado já responde por 7% do PIB brasileiro. 

Os dados da Brasscom também indicaram que o crescimento desse mercado pode ser explicado também pelo aumento da demanda dos serviços de cloud computing – o aumento foi de 55,4% na demanda por eles, segundo dados divulgados em 2019. 

Portanto, fique atento às principais carreiras na área de TI que prometem estar em alta pelos próximos anos:

Arquiteto de nuvem

Já que a computação em nuvem vem crescendo nos últimos anos, nada mais justo do que o arquiteto de nuvem ser um profissional de destaque.

Na prática, esse profissional é o responsável por auxiliar a empresa na criação e na manutenção dos serviços em nuvem. Para isso, ele estuda e analisa qual será o serviço cloud mais adequado para a empresa. 

Designer especializado em User Experience (UX)

Esta é uma das carreiras que podem ser relacionadas à tecnologia IoT (Internet of Things). O designer UX é especialista em desenvolver aplicativos e softwares para gadgets e sistemas que tornam a experiência do usuário incrível do início ao fim.

Dentro dessa área, também podem atuar profissionais de arquitetura da informação, tecnologia e negócios. Todos precisam ter uma mente capaz de facilitar a navegação do consumidor intuitiva e simples, facilitando o atendimento das empresas e aumentando o faturamento.

Cientista de dados

O cientista de dados é um especialista em utilizar modelos de predição e ferramentas matemáticas para fazer uma análise profunda das tendências que estão presentes nos dados.

Aliás, essa também é uma área diretamente relacionada ao cloud computing, pois uma das formas mais comuns de coleta de dados tem sido através do Big Data. 

O cientista de dados tem sido muito procurado pelas empresas para trabalharem junto à gestão do conhecimento, já que esses profissionais conseguem transformar os dados coletados em informações e insights que podem ser decisivos para o crescimento dos empreendimentos. 

Especialista em Inteligência Artificial

Esse profissional de TI ainda é novo no mercado. Ele é capaz de usar dados e treinar algoritmos para que eles passem a trabalhar sem a necessidade de intervenção humana. 

Na prática, ele tem especialidade no desenvolvimento de diversas funcionalidades para o correto uso da Inteligência Artificial, tais como classificação, padronização, lógica para a tomada de decisão, modelos de regressão e sistemas de recomendação (como os filmes recomendados a você pela Netflix). 

Especialista em segurança da informação

Esse profissional de TI é o responsável pela proteção dos dados da empresa, garantindo um ambiente virtual seguro e prevenido contra vazamentos e invasões no sistema. Por isso, o especialista em segurança da informação precisa estar muito atualizado sobre as novas ameaças no ambiente digital e os melhores métodos para evitar violações e fraudes.

Nesse sentido, dentro dessa área de atuação, o profissional de TI também encontra muito mercado na área do Blockchain – tecnologia que garante a segurança dos dados em praticamente 100% por utilizar alta criptografia, ficando praticamente impossível ataques ao sistema que corrompem dados e arquivos. 

O setor financeiro vem contratando especialistas em blockchain, já que essa tecnologia vem sendo utilizada por eles, principalmente depois do boom das moedas digitais como o Bitcoin. Portanto, esse é um bom direcionamento a seguir, caso você opte por se especializar em segurança da informação. 

Analista de Business Intelligence

O analista de Business Intelligence é responsável pela coleta de informações que sejam utilizadas para o crescimento das empresas – ou seja, ele coleta os dados e a partir deles consegue identificar ameaças e oportunidades.

Esse profissional tende a ser cada vez mais requisitado, tendo em vista que o volume de dados que circulam no ambiente web será cada vez maior daqui para frente. Por isso, as empresas precisam de um profissional de TI focado na extração e na estruturação de todas as milhares de informações que chegam diariamente. 

Não é à toa, portanto, que a área de TI precisa estar integrada a todos os setores da empresa e ao planejamento estratégico dela; afinal, os dados são os ativos mais importantes de qualquer negócio. 

Aliás, sobre os dados, confira as 10 boas práticas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor no Brasil em 2020. 

Como se especializar rapidamente como profissional de TI?

Sabemos que é um verdadeiro desafio acompanhar o mercado de TI; afinal de contas, a transformação digital é intensa, profunda e rápida em nossos tempos.

Nesse caso, a dica é certeira: você precisa investir nas certificações. Além de darem um upgrade em seu currículo, saiba que elas têm sido exigências mínimas no recrutamento de empresas. 

Por isso, ao definir qual será a carreira em que você se especializará, também separe um tempo para conhecer todas as certificações relacionadas a ela. 

As 13 qualidades de um profissional de TI de destaque

  1. Criatividade;
  2. Mente empreendedora;
  3. Dinamismo;
  4. Conhecimento sobre o negócio como um todo;
  5. Boa comunicação;
  6. Conhecimento sobre infraestrutura de redes;
  7. Capacidade de identificar problemas e propor soluções;
  8. Proatividade;
  9. Iniciativa;
  10. Profissionalismo;
  11. Fluência em inglês;
  12. Capacidade de se atualizar rapidamente na área de atuação;
  13. Gosto pelo que faz.

Palavra de quem trabalha na área

Confira abaixo o que profissionais da área de TI da Indyxa estão falando sobre a sua experiência!

“Desde que iniciei na Indyxa, ainda antiga Teiko, como menor aprendiz venho recebendo total apoio para meu desenvolvimento profissional. Contando com o apoio da equipe de gestores pude ter contato com diversas experiências que me tornam cada vez mais apaixonado pelo que faço todos os dias. Dois anos depois já como assistente de DBA vejo que todo esse conhecimento e oportunidade é o que torna este lugar tão especial.” (João Vitor da Cunha – Assistente DBA)

“Há 4 anos na Indyxa, posso dizer que a empresa está sempre buscando a evolução. A relação entre colaboradores e gestores é aberta, dando a possibilidade de expor opiniões e discutir soluções junto aos gerentes e diretores. A integração entre as pessoas com o Clube Indyxa, o investimento em treinamentos e o incentivo às certificações, mostra que a Indyxa está sempre preocupada com crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.” (Douglas Souza – Programador)

E então? Quais dessas carreiras mais chamaram a sua atenção? Confira os demais posts comemorativos pelo Dia do Profissional de TI:

Aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais para ajudar seus amigos que também pretendem seguir e se destacar na carreira de TI. Até a próxima!

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar