Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Quais as vantagens da Inteligência de Negócios em uma empresa?

Quando se fala em Inteligência de Negócios, algumas pessoas podem achar que se trata de um termo genérico utilizado pelas empresas para se referirem aos seus planejamentos estratégicos.

Mas não se trata disso – e no post de hoje vamos conversar sobre o significado do termo, as vantagens e como colocar em prática na empresa.

O que é Inteligência de Negócios?

Inteligência de Negócios é uma tradução para o termo Business Intelligence (BI). Trata-se de um conjunto de processos que abrangem todos os setores da empresa para transformar os dados gerados em informações importantes para auxiliar na gestão do negócio.

Em outras palavras, quando a empresa aplica a Inteligência de Negócios, quer dizer que ela consegue reunir todos os dados importantes que circulam por ela, analisando-os e extraindo informações deles para auxiliar na tomada de decisões. 

Por isso, é preciso investir em ferramentas que auxiliem essa coleta, interpretação e análise de dados, identificando riscos e oportunidades para a empresa. 

Na prática, o Business Intelligence está ancorado em três pilares. São eles:

  • Coleta dos dados: é o primeiro pilar, no qual os dados são coletados utilizando ferramentas de BI.
  • Organização e análise dos dados: é o segundo pilar, no qual os dados coletados são organizados e analisados em um banco de dados para facilitar a visualização dos gestores. 
  • Ação e monitoramento dos dados: é o terceiro pilar. Após os dados se transformarem em informações, a empresa toma decisões baseadas nelas e continua monitorando esses dados, inclusive os resultados dessas ações. 

Quais são as vantagens de aplicar BI na empresa?

  • A Inteligência de Negócios, como já dissemos, é uma ferramenta importante de auxílio na tomada de decisão – já que é baseado em dados concretos, e não em “achismos”.
  • A ferramenta que coleta esses dados pode permitir a análise em tempo real, contribuindo para a produtividade da equipe.
  • Ela é importante para que o time conheça, de fato, a empresa e suas particularidades (como oportunidades, riscos, ameaças, forças e fraquezas).
  • A Inteligência de Negócios também facilita o compartilhamento das informações coletadas, otimizando a gestão.
  • Os dados coletados e transformados em informações podem auxiliar no aumento das vendas e na identificação de oportunidades de negócios.
  • A ferramenta também ajuda a obter informações sobre o comportamento dos seus clientes em relação ao seu negócio e ao mercado de maneira geral (o que também faz aumentar o ROI de marketing).
  • A Inteligência de Negócios fornece ferramentas de redução e riscos, problemas e perdas no sistema, tornando o ambiente de TI mais estável. 

Por onde começar a aplicar Inteligência de Negócios na empresa?

Bom, para que haja Inteligência de Negócios na empresa, é preciso investir em ferramentas tecnológicas de coleta, análise e monitoramento de dados.

Mas antes, existem duas dicas importantes a serem aplicadas na empresa:

1. Estabeleça os objetivos da Inteligência de Negócios

Os gestores e diretores precisam ter uma visão bem clara dos objetivos da Inteligência de Negócios – afinal, é preciso saber quais dados precisam passar por essa análise mais aprofundada.

Nesse caso, é importante definir as metas, os pontos fortes, os pontos fracos e as necessidades da empresa. Somente assim se definirão de onde eles serão coletados – e-mails, bancos de dados, CRM, ERP, aplicações, etc. 

2. Atenção a como os dados serão coletados e armazenados

A qualidade dos dados é fundamental para os resultados na estratégia de BI, já que eles serão transformados em informações importantes. Logo, esses dados precisam ser bem organizados e de fácil acesso para também facilitar a interpretação.

Nesse caso, outro ponto de atenção é em relação ao local em que esses dados serão salvos. A empresa precisa investir em uma infraestrutura de TI de qualidade, capaz de garantir armazenamento, segurança e boa performance – as soluções de cloud computing podem ser boas opções para isso. 


E então? Viu como adotar uma estratégia de Inteligência de Negócio pode ser decisiva para o crescimento da sua empresa? Fale com a equipe da Indyxa para ajudarmos a estruturar o melhor plano de BI para a necessidade do seu negócio.