Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Qual a diferença entre cloud privada e cloud pública?

Que a cloud computing é uma das maiores revoluções dos últimos tempos no setor de tecnologia, disso ninguém duvida. Aliás, de acordo com dados da Global Data, projeções do mercado apontam que até 2020 essa tecnologia continuará crescendo acima dos 60% ao ano, atingindo empresas e pessoas físicas que precisam armazenar seus dados de forma prática, segura e flexível.

Bom, mas você sabia que existem, basicamente, dois tipos de computação em nuvem? Estamos falando da cloud privada e da cloud pública.

Portanto, se você está interessado em investir nessa tecnologia em sua empresa, separe alguns minutinhos para entender as diferenças e fazer a escolha mais adequada para você.

O que é cloud pública?

Bom, antes de entender como funciona a cloud pública, ou nuvem pública, lembre-se que quando falamos em computação em nuvem, estamos falando de terceirizar esse serviço a uma empresa, certo?

Nesse caso, quando você contrata uma cloud pública – seja para atender aos modelos de PaaS, IaaS – a empresa contratada utiliza um hardware físico compartilhado para a operação e o gerenciamento dos dados da sua empresa. Na prática, esse mesmo hardware separa os ambientes em máquinas virtuais, garantindo a segurança dos dados e serviços hospedados.

É o mesmo que você contratar a hospedagem do seu site em um provedor compartilhado, e não dedicado, e de um modo geral, a troca de informações e as demais interações ocorrem por meio de protocolos de internet.

Por esse motivo, os custos de uma cloud pública são menores do que os de uma cloud privada, pois os gastos que a empresa terceirizada tem para manter a infraestrutura são divididos com outras empresas.

Além disso, graças ao grande tamanho que nuvens públicas possuem, é possível dimensionar a capacidade de computação de acordo com as exigências e as especificidades dos negócios em questão de minutos.

Bom, a cloud pública costuma ser indicada para pequenas e médias empresas, bem como as que possuem demandas flutuantes e voláteis (como no caso de e-commerces, por exemplo). Isso porque todas elas podem ter um serviço rápido, ágil e escalável, pagando somente pelos recursos que precisar, aumentando ou diminuindo conforme a demanda.

O que é cloud privada?

Diferentemente da cloud pública, quando você contrata uma cloud privada a infraestrutura física que a empresa terceirizada disponibiliza para você será completamente sua, com apenas os dados, informações e sistemas da sua empresa, que são interconectados diretamente aos datacenters internos dela.

A nuvem privada garante vantagens de – escalabilidade, eficiência e agilidade com altos níveis de segurança, controle e de monitoramento dos dados, além de ter capacidade de customização dos componentes de tecnologia, para que eles sejam adaptados a requisitos específicos ou próprios.

A cloud privada é indicada para empresas que têm um alto volume de processamento de dados, ainda mais se eles foram estratégicos, críticos e confidenciais, ou que possuem restrições, obrigações e conformidades mais rígidas.

Então, vamos resumir?

Opte por cloud pública se precisar de um ambiente altamente escalável e com menor custo, principalmente se estiver pensando em migrar sistemas de forma separada e interdependente. Lá todas as máquinas virtuais criadas poderão ser monitoradas e interligadas no seu ambiente.

Opte por uma cloud privada se a sua empresa lida com um grande volume dados e sistemas que precisem de alta capacidade de processamento. Nesses casos um servidor dedicado entregará mais recurso.  

Em todos esses casos, saiba que aqui na Indyxa nós somos especialistas em prover esses dois tipos de computação em nuvem, utilizando os melhores provedores de Cloud do mundo, com a melhor arquitetura e suporte especialista ao ambiente. Elementos que farão sua jornada para cloud ser ainda mais segura.

Quer saber mais detalhes? Fale com um especialista em Cloud da Indyxa!

Aproveite e saiba como uma gestão em cloud computing aumenta a sua produtividade. Até a próxima!