Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Qual a melhor solução cloud para a infraestrutura de TI da sua empresa?

De fato, a cloud computing é uma das maiores transformações tecnológicas dos últimos tempos, que simplifica a infraestrutura de TI – e a empresa como um todo – criando um ambiente mais dinâmico, ágil e até mesmo seguro.

Mas entre as soluções oferecidas pelo mercado, qual ou quais escolher para o seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte? Nesse post lhe daremos algumas dicas para ajudar!

As soluções de cloud computing para a sua infraestrutura de TI

Atualmente você pode ter acesso a três soluções de cloud computing para sua empresa. São elas:

1. IaaS: Infrastructure as a Service

O modelo de Infraestrutura como Serviço oferece uma solução completa para a infraestrutura de TI da empresa, que, no caso, é toda transferida para a nuvem.

Não estamos falando apenas de armazenar arquivos relativos ao sistema e os recursos de backups, mas realmente a infraestrutura completa, o que inclui load balancer, rede, armazenamento, processamento, racks, roteadores e tudo o que envolve um ambiente de TI.

Na prática, você não precisa mais investir em equipamentos ou aplicativos internos, pois todo o suporte passa a ser oferecido pela terceirizada, que fica responsável por manter tudo funcionando ininterruptamente – com isso, você libera seus funcionários para focar no core business, já que a parte de manutenção dos sistemas não ficará mais a cargo deles, reduzindo as despesas dessa parte técnica.

2. SaaS: Software as a Service

No modelo de Software como Serviço, a empresa contrata mensalmente uma solução em cloud computing que fornece um determinado software – o que a faz economizar consideravelmente em renovação de licenças do próprio software e manutenção, pois isso fica a cargo da terceirizada.

Na prática, o software não precisará ser instalado nos computadores da empresa, pois ele ficará armazenado em nuvem, podendo ser acessado inclusive a partir de dispositivos móveis. E já existem no mercado centenas de soluções de softwares SaaS, desde CRM, ERP até gerenciamento de campanhas de marketing. Com isso, a empresa ganha em agilidade, pois várias tarefas passam a ser otimizadas, aumentando a produtividade do time, sem falar na redução de despesas.

3. PaaS: Platform as a Service

A Plataforma como Serviço é uma solução de cloud computing específica para desenvolvedores de softwares, pois ela fornece um ambiente virtual para facilitar o gerenciamento das streamlines dos projetos, bem como a hospedagem deles.

Na prática, com gestores e programadores trabalhando em um mesmo ambiente online, aumentará a organização, bem como a agilidade por conta da integração das versões – o que reduz as chances de erros e aumentam a produtividade da equipe.

Nessa solução de cloud computing, também pode-se contar com um rápido processo de desenvolvimento da aplicação, pois já existem modelos específicos para serem seguidos – como é o caso da criação de aplicativos para smartphones e tablets, por exemplo.

E então, qual delas escolher?

Bom, não existe uma única resposta para essa pergunta, já que cada empresa tem suas respectivas demandas de tecnologia. Mas o fato é que todas elas podem contar com soluções de cloud computing, pois a nuvem oferece um espaço que facilita o gerenciamento e o armazenamento dos dados da empresa.

E se uma das grandes vantagens da nuvem é a escalabilidade que ela proporciona ao negócio – ou seja, você pode adquirir uma determinada solução, como um espaço X de armazenamento e aumentar conforme a demanda, pagando por um valor justo – é possível programar a transferência gradual do ambiente de TI para a nuvem.

Mas aqui vão algumas dicas de itens importantes que a empresa que oferece soluções em cloud computing precisa lhe fornecer. Avalie:

  • Como é a Política de Segurança de Dados e a Política de Privacidade do serviço de cloud computing da empresa terceirizada?

  • Onde está o datacenter do fornecedor? Como é a segurança dele?

  • Como funciona o sistema de backup dessa empresa? Quais são as provisões no Acordo de Nível de Serviço (SLA) da empresa que aborda possíveis situações de perda de dados? Como é o ressarcimento?

  • Como é o suporte oferecido pela empresa?

  • Como é a estrutura de pagamento? O ideal é que ela seja pay as you go, ou seja, com a capacidade de você adicionar mais serviços conforme necessário.

  • Qual é a reputação e credibilidade da empresa no mercado?

Lembre-se: a melhor solução de cloud dependerá da sua atual necessidade na empresa e o quanto ela pode crescer. Você pode começar por soluções SaaS e ir expandindo até transferir todo o ambiente para o modelo IaaS.

Em todos esses casos, conte com a ajuda e o suporte da equipe da Indyxa. Temos as melhores e mais seguras soluções de cloud computing do mercado e que se adaptam a todos os tipos e tamanhos de negócios – das necessidades mais simples às estruturas mais complexas. Clique aqui e fale conosco.

Aproveite e conheça as principais tendências de cloud computing para 2019. Até a próxima!