Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Qual migração é ideal para o seu ambiente de TI

É bem provável que chegará o momento em que a sua empresa precisará realizar uma migração do ambiente de TI – e por diversos motivos.

Seja pela incapacidade de suporte das demandas atuais, pela capacidade de armazenamento quase no fim, pela insuficiência no processamento ou, ainda, pelas novas necessidades que estão surgindo na empresa e que não estavam previstas na infraestrutura de TI, o fato é que a migração será necessária em algum momento.

Isso porque além de escalar o sistema e tornar o ambiente de TI mais capacitado para atender ao crescente volume de dados, a migração também pode resolver outros problemas, como o custo da manutenção dos sistemas e o fechamento de brechas de segurança.

Bom, no artigo de hoje vamos citar os principais tipos de migração que a sua empresa pode se beneficiar e que trazem bons resultados ao ambiente de TI e ao time como um todo.

Cloud Server

Quando falamos em migração do ambiente de TI, as soluções de cloud computing são as primeiras da lista. Afinal de contas, trata-se de um serviço que oferece uma grande capacidade de escalabilidade, seja para toda a infraestrutura ou apenas parte dela.

Nesse caso, é possível realizar a migração do ambiente de TI para a nuvem por meio de três soluções:

IaaS

O IaaS (Infrastructure as a Service) é um modelo de Cloud pública onde a empresa contrata uma solução completa de migração de todo o ambiente de TI, que passa a ser gerenciado e executado a partir da nuvem.

Esse tipo de migração reduz o espaço físico dedicado ao ambiente de TI da empresa, pois os equipamentos de suportes, manutenções e aplicativos internos tornam-se responsabilidade da empresa contratada – o que também diminui as despesas técnicas da infraestrutura.

Quer exemplos de estruturas, serviços e soluções que são oferecidas no modelo de IaaS?

  • Firewalls;
  • Load Balancers;
  • Auto Scaling;
  • Servidores de aplicação;
  • Databases;
  • Data Storage;
  • Gestão de Infraestrutura;
  • Monitoring.

Mas para qual tipo de empresa a migração para o modelo IaaS é indicada?

Tanto as empresas de pequeno, quanto de médio e grande portes podem migrar para o IaaS, principalmente se estão crescendo muito rápido e a atual estrutura não está conseguindo acompanhar. A infraestrutura em nuvem também é indicada para negócios que têm demandas mais voláteis, como é o caso de e-commerces.

Na prática, com a adoção do IaaS, as empresas evitam grandes custos no investimento da expansão de seus negócios, estando eles em fase inicial ou não. Com cloud computing, paga-se apenas pelo que for utilizado, contribuindo para um maior e melhor controle dos custos do setor de TI.

PaaS e SaaS

Esses dois modelos se diferem do IaaS porque a migração do ambiente de TI não é completa.

No caso do PaaS (Platform as a Service), a empresa contrata outra que disponibiliza apenas uma plataforma para a hospedagem, o desenvolvimento e o gerenciamento de um software.

Nesse modelo, a migração se dá pelo fato de a terceirizada assumir as tarefas mais técnicas de manutenção, atualização e gerenciamento dessa parte do ambiente de TI, liberando os colaboradores para focarem apenas na parte da programação do software.

Quanto ao SaaS (Software as a Service), essa é a solução de migração ideal para as empresas que querem apenas parar de comprar e renovar as licenças de uso de softwares – que podem encarecer os custos fixos da empresa, não é mesmo?

Nesse modelo, a empresa paga apenas pela assinatura dos softwares e o acesso a eles é feito pela nuvem, o que gera mais mobilidade ao time. Portanto, o SaaS é ideal para os negócios que não querem (ou não podem) investir na compra das licenças dos vários softwares que precisa usar, o que inclui tanto as pequenas quanto as grandes empresas, incluindo aqui os freelancers e trabalhadores em home office.

Colocation

Outra forma de migração do ambiente de TI é pelo serviço de Colocation.

Trata-se de alugar a infraestrutura do data center para a instalação do servidor da empresa. Nesse caso, a empresa já tem todos os equipamentos da infraestrutura de TI e passa a dividir os custos do servidor com o provedor, mas mantendo o controle sobre ele. A contratada, então, passa a oferecer suporte, espaço no rack, energia elétrica, climatização, conectividade com a internet, etc.

Esse modelo de migração do ambiente de TI é ideal para empresas que já investiram em equipamentos e não estão dispostas a migrarem seu ambiente para a nuvem (no modelo de IaaS), perdendo esse investimento nas máquinas.

O colocation também é indicado para empresas que precisam de um controle completo sobre esses equipamentos, e, ainda assim, precisam que uma terceirizada forneça o espaço e a infraestrutura necessária para que elas continuem crescendo.

Oracle Database

Migrar o gerenciamento do banco de dados da sua empresa para um software específico também é uma forma de migração do ambiente de TI, e, nesse caso, as soluções da Oracle podem ser as ideais.

A Oracle Database é uma ferramenta de gestão do banco de dados, cujas informações são armazenadas tanto na nuvem quanto em um data center. É, portanto, um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB). O Oracle Exadata Database Machine é um exemplo de solução Oracle que resolve demandas de espaço físico e processamento de dados, reduzindo as despesas na infraestrutura.

O Oracle Database é indicado para empresas que produzem muitos dados diariamente e precisa de um espaço de armazenamento potente. Existem várias versões que se enquadram na realidade e necessidade de empresas de diferentes tamanhos – não é à toa que é um dos sistemas de gerenciamento mais utilizados pelo mercado.

Bom, essas foram algumas ferramentas e soluções de migração do ambiente de TI. Em todos os casos, é preciso que a empresa realmente planeje essa mudança para que não aconteçam paradas desnecessárias, prejudicando o andamento do negócio.

Nesse caso, aqui na Indyxa nós oferecemos o serviço de Migração e Upgrade, que ajuda as empresas a saberem qual é o tipo de migração ideal para o momento e como se planejar para tal. Clique aqui e fale com os nossos especialistas. Até a próxima!