Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Saiba como uma estratégia de TI ajuda a empresa na crise

Crise é um tema que as empresas precisam sempre levar em consideração, não é mesmo? Afinal de contas, como atravessar esse momento da forma mais ilesa possível? A resposta pode estar na criação de uma estratégia de TI

Muitas vezes, a estratégia de TI é deixada em segundo plano porque nem todos os empresários conseguem relacioná-la com a crise em suas empresas. Mas o fato é que a tecnologia da informação guarda alguns caminhos muito interessantes que podem significar uma jornada mais segura e promissora através de qualquer crise econômica.

Bom para entender como a TI pode contribuir no enfrentamento da crise em um momento de incertezas quanto ao futuro, siga a leitura e entenda como uma estratégia de TI pode efetivamente ajudar a empresa. 
 
1.Repensando o papel da TI

Se um dia a TI já foi vista como uma área estritamente de suporte — e algumas companhias ainda vivem essa realidade —, hoje ela já é compreendida como uma área muito estratégica para as atividades de toda a organização, independentemente do tamanho da sua estrutura ou do mercado de atuação.

Afinal de contas, é difícil pensar na prestação de serviços ou na venda de produtos que não passem por inúmeros processos tecnológicos, sem falar no controle de todos os processos da empresa, que precisam contar com o auxílio de ferramentas e do próprio banco de dados. 

Então, qual é o papel do departamento de TI em tempos tão modernos?. É o de coletar dados, saber analisá-los e transformá-los em informações importante para o negócio. É o de fornecer ferramentas tecnológicas e, ao mesmo tempo, garantir que tudo esteja funcionando dentro das políticas e estratégias da empresa. 

Nesse sentido, ficou mais fácil entender como a estratégia de TI pode ajudar em tempos de crise, não é mesmo? 
 
Agindo de acordo com os objetivos e práticas características da empresa, a estratégia de TI certa tem tudo para ajudar a organização a sair da crise mais forte e preparada para obter o máximo de retorno possível em qualquer momento econômico que ela passe. 

2. Alinhando a estratégia de TI com os objetivos da empresa

Quando se tem a completa noção da importância do papel da TI em qualquer empresa, fica mais clara a necessidade de que este setor esteja alinhado aos objetivos e práticas adotadas pela companhia para que possa cumprir plenamente as suas atribuições.

Então, na prática, o planejamento da TI deve ser orientado pela estratégia principal de negócios da empresa e ser compatível com os objetivos da organização. O setor deve trabalhar como um importante parceiro de negócios, que viabiliza e facilita todas as suas práticas de base tecnológica.

Quer um exemplo?

Se a sua empresa busca o corte de gastos excessivos e procura maior eficiência operacional para atravessar momentos difíceis, a estratégia de TI deve estar alinhada com essas metas. 

Nesse sentido, como o setor de TI pode ajudar a otimizar e automatizar processos, enxugando custos? Uma dica seria, por exemplo, virtualizar os servidores, migrando o banco de dados para a nuvem. A empresa economizaria com espaço físico, climatização, eletricidade e manutenção do sistema. 

A verdadeira inovação não está na invenção de coisas totalmente novas, mas sim na descoberta de novas (e melhores) maneiras de realizar tarefas com menos esforço e maior eficiência

E este é justamente um dos principais papéis da TI: viabilizar e proporcionar ferramentas para a sua empresa inovar e abrir caminho para fora da crise.
  
Redução de custos na TI é uma das formas de se enfrentar a crise

Sabemos que o rigor no controle de gastos/ é onipresente nas contas de qualquer empresa brasileira neste momento, não é mesmo?

Mas isso tem um lado bom! Com boas práticas de gestão, é possível reduzir custos de TI e de outras áreas dentro da empresa — o que é essencial para segurar o impacto da crise econômica e chegar fortalecido depois dela.

Quando passamos por uma crise, é aí que precisamos ser ainda mais criativos para reduzir os custos. Nessa hora, portanto, é fundamental contar com uma verdadeira estratégia de TI que, em resumo:

?corte gastos na infraestrutura de TI;
?não comprometa o desempenho e o armazenamento dos dados da empresa;
?mantenha tudo em segurança;
?deixe os processos bem otimizados, para que a todos os colaboradores consigam ser mais produtivos e percam menos tempo com tarefas repetitivas;
?ajude a empresa a criar soluções inovadoras que atraiam os novos consumidores, ávidos por simplificar a vida. 

E então, o que você achou das dicas? O que a sua empresa — e o setor de TI — estão fazendo para enfrentar a crise? Deixe o seu comentário!

E se quiser conversar com a gente sobre soluções estratégias para o TI da sua empresa, clique aqui e entre em contato. Até a próxima!