Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Sustentação da infraestrutura de TI: o que é e como fazer?

Tendo em mente que o setor de tecnologia das empresas é fundamental e cada vez mais estratégico, você já ouviu falar sobre a necessidade de investir em sustentação da infraestrutura de TI?

O termo e os benefícios são simples de serem compreendidos, mas, ainda assim, nem todas as empresas sabem a real importância dessa metodologia. 

Mas hoje vamos explicar do que se trata e dar a dica fundamental para que esse investimento seja sustentável para o seu negócio. 

O que é sustentação da infraestrutura de TI?

A sustentação da infraestrutura de TI é uma tarefa que tem a missão de manter a disponibilidade e avaliar constantemente a capacidade do ambiente de TI.

Isso significa que a equipe precisa acompanhar diariamente os sistemas (com seus ciclos de vida que necessitam de constantes atualizações), assegurar que não haverá paradas e problemas com a segurança do ambiente de TI e garantir que tudo esteja funcionando de forma eficiente. Cada erro ou bug detectado precisa ser devidamente registrado e avaliado pela equipe. Além de ser preemptivo em relação a futuros problemas que possam vir a ocorrer.

Portanto, a sustentação da infraestrutura de TI trabalha no controle, na otimização e na segurança dos sistemas tecnológicos da empresa. Estão incluídos na rotina:

  • A estabilização dos sistemas para reduzir a quantidade de incidentes e o baixo desempenho;
  • A consolidação da infraestrutura de TI de forma eficiente por meio de manutenção preventiva para diminuir gastos;
  • O ajuste dos servidores quando necessário. 

Bom, deu para ver que trata-se de um trabalho fundamental para a disponibilidade do negócio de sua empresa, não é mesmo? E como ele demanda muita atenção, geralmente as empresas acabam separando colaboradores para que trabalhem focados apenas nessas funções, já que a realização de manutenções preventivas é constante na rotina. 

Quais são as vantagens de investir em uma área de sustentação da infraestrutura de TI?

Até aqui você viu que o serviço de infraestrutura de TI é importante para qualquer empresa que lide com tecnologia em seus processos. 

Mas vamos falar agora sobre as vantagens que um serviço bem realizado – ou seja, uma infraestrutura de TI em plena operação e segurança – pode trazer aos negócios. São eles:

A sustentação da infraestrutura de TI aumenta a produtividade da equipe

Quando uma equipe realiza esse serviço, garantindo que o ambiente de TI esteja estável e seguro, toda a empresa ganha em produtividade, já que os sistemas ficam mais eficientes. 

E, principalmente quando ocorre a terceirização, a sua equipe de TI consegue focar nas atividades mais estratégicas da empresa, diminuindo a sobrecarga de trabalho, já que tarefas técnicas ficarão à cargo da terceirizada. Possibilitando que a TI da empresa esteja mais focada no negócio.

A sustentação da infraestrutura de TI ajuda a aumentar a segurança dos dados

Não se esqueça de que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor a partir de agosto de 2020. Será necessário que todos os novos projetos da empresa possuam uma análise sobre a Segurança da Informação, evitando dessa forma possíveis riscos sobre os dados existentes na empresa.

Ou seja, quanto mais se investir em medidas preventivas e de monitoramento da infraestrutura de TI – tarefas executadas pelo serviço de sustentação – mais a sua empresa estará protegida de violação de dados e ataques. 

A sustentação da infraestrutura de TI aumenta a satisfação dos usuários

Sejam esses usuários os seus clientes finais ou ainda os colaboradores que lidam com as ferramentas tecnológicas na empresa, o fato é que esse serviço (se bem executado) aumenta a experiência de uso.

Afinal, haverá a manutenção preventiva e o consequente aumento da confiabilidade das ferramentas, dos sistemas, além da diminuição de indisponibilidades. 

Como fazer a sustentação da infraestrutura de TI?

Já vamos direto ao ponto: terceirizando

Este é um serviço que envolve diversos especialistas em diversas tecnologias e por isso pode gerar gastos excessivos para as empresas, já que elas precisariam contratar um time realmente capacitado. 

Além disso, se o seu time de TI for muito pequeno, certamente ficará difícil realizar trabalhos operacionais e também estratégicos sem que isso acarrete em uma sobrecarga de trabalho. 

Por isso, a melhor saída é terceirizar o serviço de sustentação da infraestrutura de TI para uma empresa especializada. Ela estará apta a lidar com essa rotina por meio da adoção de metodologias de trabalho que visam manter o total controle sobre os processos – exemplos de metodologias são o ITIL, Scrum e KANBAN. 

Confira algumas vantagens de terceirizar esse serviço:

  • redução de despesas, já que a empresa não precisa contratar colaboradores especializados nessa tarefa;
  • serviço de primeira qualidade quando se contrata uma empresa especializada, já que ela conta com profissionais qualificados, com procedimentos bem definidos e com as melhores ferramentas tecnológicas;
  • redução de incidentes no ambiente de TI;
  • despreocupação com férias dos colaboradores internos;
  • melhora na disponibilidade dos sistemas, principalmente quando a terceirizada realiza um monitoramento 24 x 7;
  • melhorias na segurança da informação, já que a sustentação da infraestrutura de TI trabalha com medidas preventivas;
  • escalabilidade e adequação, tanto em níveis de serviço quando em profissionais qualificados (a empresa contrata o serviço sob medida, pagando apenas pelo que necessitar). 

Fique atento às características que uma boa empresa terceirizada precisa oferecer ao entregar o serviço de sustentação da infraestrutura de TI:

  • Referências e experiência: pesquise cases de sucesso, experiências, qualificação da equipe técnica e quais ferramentas tecnológicas ela disponibiliza aos clientes para o serviço de sustentação. 
  • Infraestrutura da terceirizada: quais são os processos organizacionais? Quais são os fornecedores? Quantos profissionais trabalham no serviços de sustentação? Se não puder visitar a empresa pessoalmente, faça perguntas nesse sentido para conhecer esses detalhes.
  • Suporte e políticas de atendimento: informe-se sobre prazos de entrega, funcionamento do suporte, horários de funcionamento e tudo o que diz respeito a isso. 

Depois de todas essas informações, não deixe de investir no serviço de sustentação da infraestrutura de TI. Caso não consiga terceirizar tudo de uma só vez, vá aos poucos. Comece, por exemplo, por investir em monitoramento para que haja a máxima prevenção possível de incidentes no ambiente de TI.

Em todos esses casos, vamos reforçar este tema conhecendo quais são as 7 boas práticas da boa gestão de infraestrutura de TI.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar