Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Terceirização de TI: As vantagens e pontos de atenção na sua adoção

Também chamado de outsourcing de TI, a terceirização de TI movimenta bilhões de dólares no mercado mundial, já que muitas empresas implementaram esse modelo em seus setores.

E, de fato, existem muitas vantagens na terceirização de TI –, entretanto alguns pontos devem ser avaliados, pois caso a empresa não escolha um parceiro e/ou profissionais realmente capacitados e com experiência nessa tarefa os benefícios podem não se concretizar.

Veremos, a seguir, quais são os ganhos e os pontos de atenção:

Vantagens da terceirização de TI

A equipe de TI consegue focar no core business

Uma das principais vantagens do outsourcing de infraestrutura de TI é esta: liberar a equipe da empresa para atividades e tarefas que estejam diretamente relacionadas ao planejamento estratégico. 

Nesse caso, vale a pena terceirizar principalmente atividades rotineiras (e igualmente importantes), como a manutenção dos sistemas, o monitoramento, a realização de backups, sustentação do ambiente, atualizações, etc. 

A empresa economiza com a terceirização de TI

Se você é diretor ou gerente de uma empresa, sabe que uma das tarefas é sempre manter o caixa saudável, sabendo utilizar melhor os recursos financeiros e tecnológicos.

Nesse caso, saiba que o outsourcing de TI pode cumprir esse desafio com louvor, enxugando o orçamento.

Quer um exemplo? As soluções SaaS podem fazer a empresa economizar na compra e renovação de licenças de uso dos softwares – que, sabemos, não é algo barato. Migrando para a nuvem, a empresa deixa de pagar pela licença e passa a pagar apenas uma mensalidade quando precisar utilizar os softwares.

Ou seja, além de ser muito mais barato, a empresa conta com softwares sempre atualizados, seguros, e, ainda, permanecem em compliance.

A terceirização de TI proporciona flexibilidade ao negócio

Essa vantagem é válida principalmente para empresas que buscam por soluções mais flexíveis e adaptáveis às suas estruturas – sem perder a agilidade dos processos. 

Quer exemplos desse tipo de necessidade?

  • Hardwares necessitando de mais capacidade de armazenamento para suprir uma demanda atual – as soluções em nuvem suprem essa demanda de forma escalável, ou seja, a empresa paga apenas pela capacidade de armazenamento que precisa no momento, podendo aumentar ou diminuir conforme a demanda.
  • Em projetos pontuais, a empresa pode terceirizar uma equipe de TI especializada, para que a sua equipe continue focada em suas atividades.
  • Em situações de urgência e emergência, a empresa pode contar com uma equipe especializada e disponível até mesmo fora do horário do expediente.
  • Empresas que contam com muitas filiais também precisam de uma certa flexibilidade de atendimento de vários chamados – por isso, o outsourcing de TI pode ser uma boa solução para esse tipo de demanda mais técnica. 

A terceirização de TI aumenta a produtividade da equipe

Quando a equipe foca no core business e conta com soluções tecnológicas modernas e flexíveis, a consequência é o aumento da produtividade – e dos resultados.

E essa realmente é uma das vantagens mais interessantes da terceirização de TI, inclusive para pequenas empresas, que não têm pessoal suficiente para resolver problemas técnicos com agilidade, sem que esse tempo fique comprometido. 

E se a empresa já contar com uma equipe própria de TI, ela pode utilizar a terceirização como um apoio técnico para continuar executando suas atividades mais operacionais e estratégicas. 

A empresa pode ter disponível profissionais experientes e qualificados

Nem sempre a empresa pode ter condições de arcar com a contratação de profissionais de TI experientes e qualificados para determinadas atividades. E essa é justamente uma das grandes vantagens do outsourcing de TI.

Essa dica é válida também quando a empresa precisa colocar em prática projetos específicos e que demandam um bom planejamento, boas ferramentas e a medição de resultados – é possível terceirizar um pacote inteiro de soluções desse tipo, desde a consultoria, passando pelo planejamento, pela execução do projeto e pela medição dos resultados. 

Pontos de atenção da terceirização de TI

Escolher um fornecedor preparado para lidar com a confidencialidade do negócio

Se a empresa lida com dados sensíveis – e mesmo que não lide – é preciso ficar muito atento na hora de escolher uma empresa de TI que será terceirizada.

Assim como no mercado existem empresas competentes e sérias, infelizmente também existem aquelas que podem fazer mau uso dos dados das empresas, comprometendo a segurança da informação – aliás, não se esqueça que em 2020 entra em vigor a LGPD e isso significa que não apenas a sua empresa precisa estar em dia com a compliance, mas também todas as empresas que você faz negócio. 

Atenção com a integração e clima do time

Antes de partir para o outsourcing de TI, a empresa precisa deixar bem claro aos seus colaboradores sobre essa necessidade, pois isso pode comprometer o clima organizacional.

Funcionários podem sentir que seus trabalhos estejam ameaçados, e, com isso, até mesmo comprometerem as boas relações entre a empresa e a terceirizada, prejudicando os resultados. 

Então, se está pensando em terceirizar, comunique sobre essa decisão com transparência. E não deixe de sempre avaliar o profissionalismo da terceirizada, preservando o clima de trabalho entre todos. 

A terceirização errada de TI pode gerar dependência 

Por fim, outro ponto a ser trabalhado da terceirização de TI – ou da terceirização errada – é a dependência que ela pode gerar, caso não haja uma boa gestão.

Por isso vale o alerta: feche contrato apenas com empresas de TI que levem em conta o perfil do seu negócio. Além disso, a sua própria empresa também precisa levar em consideração que a terceirização é um complemento aos trabalhos. 

Ter isso em mente ajudará no fechamento de contratos que preservam a identidade e a autonomia da empresa, facilitando o controle dos processos. Para isso, não deixe de estruturar um plano de comunicação eficiente entre a empresa e a terceirizada. 

O que pode ser terceirizado na infraestrutura de TI?

Para finalizar, eis a resposta de uma dúvida comum: o que realmente dá para terceirizar no ambiente de TI da empresa? 

É possível terceirizar tanto a infraestrutura completa quanto partes dela, como, por exemplo:

  • Serviços de consultoria na implantação de projetos de TI;
  • Monitoramento do ambiente de TI;
  • Soluções de cloud computing (SaaS, PaaS, IaaS);
  • Serviços gerenciados;
  • Serviços envolvendo Governança da Informação;
  • Servidores;
  • Hospedagem de sites;
  • Suporte técnico. 

Bom, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da terceirização de TI, é hora de saber avaliar quando a sua empresa precisa dessa solução. Confira no próximo post!