Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Blog

Vantagens da adoção da nuvem híbrida na empresa

Com as estratégias empresariais cada vez mais flexíveis, não é à toa que o cloud computing é um dos modelos mais adotados. E é aí que entram as vantagens da adoção da nuvem híbrida na empresa.

Será que vale a pena essa migração? A nuvem híbrida está indicada para quais empresas? Quais são os benefícios desse investimento?

As respostas estão no artigo de hoje.

O significado de nuvem híbrida na prática

Imagine que a sua empresa já esteja utilizando a nuvem para o tratamento dos dados (ou pretende utilizar).

Nesse caso, embora as soluções de cloud computing possuam requisitos de segurança, é preciso levar em consideração que existem dados sigilosos que precisam de mais atenção.

É justamente essa a grande explicação e uma das principais vantagens da adoção da nuvem híbrida na empresa.

Trata-se de um modelo em que é possível utilizar tanto a nuvem pública quanto a nuvem privada em um único ambiente virtual, permitindo que todos os dados sejam facilmente compartilhados entre elas. 

Mas, então, por que não utilizar apenas a nuvem privada, já que existem dados sigilosos? Para reduzir os custos, já que o investimento em nuvem pública é menor. Nesse caso, a flexibilidade da nuvem permite esses ajustes. 

Portanto, a adoção da nuvem híbrida está indicada para todas as empresas (inclusive de pequeno porte) que precisam salvar informações mais sensíveis e sigilosas em um ambiente privado, mas manter os demais dados na nuvem pública. 

Saiba mais: conheça o Cloud Backup da Indyxa e por que ele é a melhor solução para sua empresa.

As vantagens da adoção da nuvem híbrida na empresa

Flexibilidade

Com a adoção da nuvem híbrida, a empresa tem liberdade de alternar entre as nuvem privada e pública de acordo com a demanda. 

Custo-benefício

Como dissemos acima, uma das vantagens da adoção da nuvem híbrida é a economia, já que você pode migrar apenas os dados sigilosos para a nuvem privada e deixar o restante na nuvem pública, cujo valor é menor.

Isso quer dizer que a empresa se mantém forte e competitiva, pois passa a ter um melhor controle do orçamento de TI e não precisa abrir mão de boas ferramentas para crescer. 

Segurança dos dados

Tanto a nuvem pública quanto a privada contam com modernos recursos de segurança e criptografia dos dados, garantindo a privacidade da empresa, além da escalabilidade. 

Na prática, também ocorre uma maior proteção a ataques físicos, principalmente em casos em que a empresa compartilha dados com empreendimentos parceiros – ou seja, eles passam por vários data centers. Nesse caso, ainda é possível reforçar a segurança.

Maximização de recursos

Esta é uma das importantes vantagens da adoção da nuvem híbrida na empresa. Distribuir os dados entre as nuvens pública e privada aumenta a capacidade produtiva ao fazer um balanço dos recursos (internos e externos). 

É justamente por conta da escalabilidade da nuvem que é possível criar novas rotinas para a execução de serviços e sistema internos e externos, dependendo da capacidade de processamento que estiver disponível no momento. Sistemas internos podem ser realocados para a nuvem caso aumente a quantidade de requisições, por exemplo.

Desempenho de rede

Quando se trabalha 100% em nuvem, o desempenho da rede fica sujeito à qualidade da conexão da internet. 

Pois essa é uma grande vantagem da adoção da nuvem híbrida: ela pode ser uma estratégia que visa eliminar problemas causados por falhas na rede.

Na prática, durante a execução dos projetos, pode-se migrar os dados mais facilmente para um servidor que esteja mais próximo, o que diminui as chances de ocorrerem erros de latência. 

Para conhecer todas as vantagens e os custos envolvidos na adoção da nuvem híbrida em sua empresa, fale com a equipe da Indyxa.

Aproveite para saber como também é vantajoso ter um ambiente de testes em nuvem.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.
Continuar