Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Cecred investe em banco de dados Oracle e assegura inovação e alto nível de processamento

Após 20 anos utilizando infraestrutura de desenvolvimento e base de dados em Progress, a Cecred precisou reavaliar suas estratégias voltadas para banco de dados. Por estar em constante crescimento, a Cooperativa precisava garantir que seu ambiente tecnológico estivesse em linha com a expansão, capaz de suportar toda a demanda, otimizando o desempenho do seus processos de TI. A base utilizada anteriormente não tinha a tecnologia necessária para escalar vários núcleos de processamento, o que elevava continuamente o tempo do processamento bactch em decorrência do crescente volume de dados a ser processado.

Através de uma análise de mercado e provas de conceito com fornecedores de banco de dados, a escolhida foi a Oracle, a qual desenvolveu e executou um projeto de arquitetura direcionada à Cooperativa com as soluções que atenderiam suas necessidades. “Além disso, a Progress tem uma solução de gateway para conectar a aplicação desenvolvida em Progress de forma transparente no banco de dados Oracle, atendendo à uma das grandes premissas do projetos e fazendo com que as aplicações permanecessem em Progress mudando apenas o banco de dados”, relata Edson Luiz Westphal, Gerente de Infraestrutura da Cecred.

O planejamento foi um dos pontos fundamentais do projeto. Foram envolvidas as equipes de desenvolvimento e infraestrutura da Cecred e a equipe de consultoria da Indyxa, parceira Oracle especializada em projetos e serviços envolvendo infraestrutura, onde tiveram reuniões de acompanhamento semanais durante dois anos e meio. Neste período, foram feitos todos os testes de compatibilidade, estabilidade, desempenho e funcionalidade dos sistemas envolvidos na migração do banco de dados. A principal preocupação era executar a migração do banco de dados de uma forma transparente para os cooperados e usuários.   

Sobre os produtos envolvidos, são eles:

Oracle Linux;
Oracle Database Enterprise Edition 11g;
Oracle Partitioning;
Oracle Real Application Clusters (RAC);
Oracle Diagnostics Pack;
Oracle Tuning Pack;
Oracle Dataguard (replicação de base de dados para o site backup);
Oracle Database Gateway for SQL Server (integração entre databases);
ODI - Oracle Data Integrator;
OBI - Oracle Business Intelligence  Foundation Suite;
Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c (Administração/Monitoramento dos Ambientes).

Com a utilização destes produtos, a Cecred tem a certeza de máxima segurança, desempenho, integração, maior agilidade na administração e monitoramento dos ambientes com tecnologia Oracle. Edson complementa enfatizando que “tanto a Indyxa, quanto a Oracle mostraram-se engajadas e comprometidas com o projeto e com a causa cooperativista. A sinergia entre as equipes mostrou um alto grau de confiança que contribuiu muito na superação dos obstáculos encontrados no decorrer do projeto, enriquecendo a experiência de todos.”

Contudo, os resultados e benefícios foram encontrados logo após a migração do banco de dados. Além da evolução tecnológica e um melhor aproveitamento da infraestrutura de hardware por parte do banco de dados, Edson complementa que “os programas do sistema batch reescritos em PL/SQL apresentaram desempenhos acima do esperado, com processamento mensal de 04 horas a menos, junto aos outros softwares que diminuíram cerca de 01 hora em cada um deles. Outro benefício é o monitoramento que acontece no banco de dados através do Oracle Cloud Control, onde é possível identificar agressores de desempenho ainda no ambiente de desenvolvimento e tomar ações corretivas antes mesmo da liberação dos programas para produção.”

Edson diz estar muito satisfeito com os resultados. “O sucesso do projeto dependeu do bom entrosamento das equipes, do planejamento bem executado e do senso de pertencimento dos envolvidos, pois além de colaboradores e consultores, a grande maioria são cooperados e sabiam o quão importante era este projeto para o Sistema Cecred.”

Sobre a Cecred:

O Sistema Cecred foi formado no ano de 2002 pelas cooperativas Viacredi, Acredicoop (Creditêxtil) e Concredi, a partir da constituição da Cecred – Cooperativa Central de Crédito Urbano, tendo como base a experiência sexagenária no cooperativismo de crédito urbano.

Atualmente, o Sistema Cecred é composto por 16 Cooperativas Singulares, presentes em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e 01 Cooperativa Central, localizada em Blumenau – SC.

A Central Cecred trabalha constantemente para o crescimento sólido das Cooperativas e do Sistema Cecred, contribuindo para os resultados de todo o Sistema.