Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Hospital Alemão Oswaldo Cruz inova com Oracle Exadata

Com 115 anos de história, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é referência em saúde na cidade de São Paulo – SP. Com mais de 5,2 mil médicos, se destaca pela busca da inovação no atendimento e qualificação dos serviços onde seus pacientes recebem o mais alto padrão de qualidade e segurança no atendimento. Pensando sempre à frente e ampliando seus domínios, o Hospital inaugurou, no ano de 2013, um novo prédio em seu complexo, aumentando assim o número de leitos de 255 para 351.

Para acompanhar este crescimento, bem como garantir as premissas da segurança da informação, o Oswaldo Cruz viu a necessidade de modernizar a sua infraestrutura de TI encontrando na Oracle o conjunto da solução perfeita: o Oracle Exadata Database Machine X3, garantindo assim a continuidade da operação e o crescimento do hospital pelos próximos 10 anos.

Dentre os principais desafios do Hospital, encontrava-se a necessidade de expansão, tanto de armazenamento como de performance dos sistemas de gestão. “Além disso, o volume de dados estava crescendo rapidamente, era necessário fazer a troca dos nossos servidores”, afirma Denis da Costa Rodrigues, gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Em dezembro de 2012, o Hospital iniciou um projeto de reestruturação que incluiu a construção de um novo datacenter e a consolidação da arquitetura em um único servidor. “Nós tínhamos três bases Oracle e a proposta era consolidar tudo num único ambiente, provendo gerenciamento, sinergia de equipamento e redução de custo”, complementa Denis.

O planejamento para implementar a nova tecnologia foi iniciado com a equipe de TI do Hospital e contou com todo o apoio da consultoria da Indyxa, parceiro Platinum da Oracle. Neste, se discutiu algumas etapas, como: construção da arquitetura do banco de dados, como iria ser dividido, quais aplicações precisariam de mais performance, configuração e testes antes da migração.

Além do 1/8 de rack do Oracle Exadata, o Oswaldo Cruz adquiriu o Oracle Sun ZFS Storage 7320 como solução de backup, em função da facilidade de gerenciamento e de integração, ficando instalado em outro datacenter de disaster recovery. Também adquiriram o Oracle Active Data Guard, que rodando tanto no Exadata como no Oracle Sun, garante um ambiente mais seguro.

Além do planejamento e execução de todo projeto, a Indyxa juntamente com a equipe de TI do Hospital previu grandes avanços no processamento das informações que já constava-se no dia a dia. Para Denis, a melhoria de performance propiciada pelo Oracle Exadata foi impressionante, “o processamento é muito rápido e contamos ainda com disponibilidade para rodar outros aplicativos. Para dar uma ideia de eficiência, temos em média 800 acessos simultâneos sem que o sistema apresente qualquer queda de desempenho”, destaca Denis.

De acordo com o Gerente de TI, dentre os diversos resultados, destacam-se as melhorias de performance e a triplicação da capacidade de armazenamento de dados, que representa cerca de 30TB, além disso, a solução possibilitou redução de 70% no tempo de prescrição médica que antes levava seis minutos e agora apenas dois. Os benefícios também se estendem a velocidade do processamento de informações no banco de dados, que aumentou 60%. Na área de Recursos Humanos, a evolução também é evidente. O processamento das folhas de pagamento dos 2.100 funcionários, que demorava mais de uma hora e era feito à noite, agora é realizado no período diurno em apenas 12 minutos, uma redução de tempo em 562%.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto, a chave para o sucesso foi focar no benefício e a Indyxa nos ajudou com todo seu conhecimento e na maneira como ela proveu sinergia entre os parceiros Oracle e Philips Informatics, foi essencial,”  finaliza Denis.