Central de atendimento · (047)30353777

Português pt English enEspañol es

Indyxa e a parceria com o Hospital São José

 O Hospital São José, de Criciúma, é referência no atendimento em saúde pública na região sul, com 77% da demanda regional de atendimentos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição está em constante crescimento estrutural. Em 2012, iniciaram as obras de ampliação do Centro Cirúrgico, com oito novas salas cirúrgicas, 20 novos leitos de UTI, 35 leitos de internação hospitalar, uma nova sala central de esterilização de materiais, um novo espaço de métodos gráficos e uma ala de atendimento oncológico para atender às crianças da região sul do estado.

   Para comportar este crescimento, bem como garantir as premissas da Segurança da Informação, em 2012, a instituição ampliou os seus investimentos no Data Center, aplicando o conceito de Green IT (TI Verde). O Hospital São José agora possui um novo Storage HP com capacidade bruta de quase de 44 TB. Além da unidade de armazenamento, foi adquirido um Blade HP, com capacidade de até 8 lâminas. Com a instalação do novo Storage e da Blade, também foi adotada uma solução de virtualização, utilizando tecnologia da fabricante VMware.

   "A parceria com a Indyxa nos proporciona uma maior tranquilidade e confiança no desenvolvimento e na implementação de projetos”, afirma o Analista de Rede do Hospital São José, Maurício Junkes Mezari. Além do planejamento e execução da migração do banco de dados para o novo Storage, testes de desempenho e validações foram executadas antes do novo ambiente entrar em produção.

   Maurício salienta que alta disponibilidade do banco de dados é uma necessidade iminente para ambientes de alta produtividade, ainda mais em uma instituição hospitalar que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Mantendo este foco, um importante projeto do Hospital São José para 2013 é implementar um site backup em uma de suas filiais, utilizando um conjunto de servidores e o Storage que estava em produção até o início do ano de 2013.

   Uma solução de site backup visa garantir a continuidade da operação dos componentes da Infraestrutura de TI, no caso de falha do Datacenter principal. Essa solução irá permitir uma replicação de dados (assíncrona ou síncrona) de um ambiente de rede em outro endereço.  Este ambiente de contingência é parte integrante do Plano de Continuidade de Negócios e um ponto fundamental das boas práticas de Governança Corporativa e de TI.

   “A utilização da tecnologia e dos sistemas de informação em hospitais traz inúmeros benefícios e está proporcionando a criação de um novo modelo de assistência à saúde. O Hospital São José preza por parceiros como a Indyxa, uma empresa focada na entrega de serviços de alta qualidade que estão alinhados ao Planejamento Estratégico da Instituição”, finaliza Maurício